AMPLIAÇÃO DA CONECTIVIDADE
Jericoacoara ganha forte impulso aéreo com novos voos da Azul e Latam
Por Marcelo Cabral - Última Atualização 13 de setembro de 2025
A partir de outubro, Jericoacoara volta a ampliar sua conectividade aérea. A Azul Linhas Aéreas antecipou a retomada de operações no Aeroporto Regional Comandante Ariston Pessoa, em Cruz, garantindo voos regulares até fevereiro de 2026, por meio de ligação direta ao Hub da companhia situado no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Aeroporto de Jericoacoara receberá 55 nos voos da Azul de outubro a fevereiro Foto: Ascom/SOP
A malha prevê oito voos em outubro, cinco em novembro, 11 em dezembro, 18 em janeiro e 13 em fevereiro, todos operados pelo moderno Embraer E2-195. Apenas nos meses de utubro, novembro e dezembro, serão disponibilizados cerca de 3.500 assentos extras, reforçando o fluxo turístico para um dos destinos mais cobiçados do Litoral Oeste cearense.
A decisão representa uma mudança estratégica da Azul, que anteriormente concentrava as operações em períodos de alta temporada. Em paralelo, a Latam anunciou a ampliação de sua oferta de voos para Jericoacoara a partir de dezembro partindo de Guarulhos, passando de sete para 14 semanais. E estuda conectar a vila com Fortaleza, Brasília e Congonhas (São Paulo).
Impacto econômico local
Para o Conselho Empresarial de Jericoacoara, o reforço da malha aérea representa um ganho imediato para a economia da região. “Ficamos muito felizes com essa decisão da Azul. É uma surpresa positiva, pois trará um incremento de turistas não previsto em nosso planejamento. Já estamos preparados para recebê-los de braços abertos, o que certamente vai gerar mais empregos e renda para a comunidade”, afirma a presidente Delphine Estevenet.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmam a tendência: entre janeiro e julho de 2025, o Aeroporto Regional de Jericoacoara registrou crescimento de 36% no fluxo de passageiros em comparação ao mesmo período de 2024. O avanço reflete diretamente em setores como hospedagem, gastronomia, transporte turístico e passeios 4×4, fortalecendo a cadeia produtiva local.
“Esses voos são fundamentais para manter a competitividade de Jericoacoara em relação a outros destinos do Nordeste. Garantem a sustentabilidade dos negócios da comunidade durante todo o ano”, complementa Lucimar Marques, presidente do Conselho Comunitário da Vila.
Olhar para o futuro
As novas operações também se alinham ao Programa AmpliAR, do Ministério de Portos e Aeroportos, que busca atrair investimentos privados para terminais regionais, entre eles o de Jericoacoara. A iniciativa reforça a ambição de consolidar o aeroporto como porta de entrada aérea do Litoral Oeste cearense e motor estratégico para o desenvolvimento sustentável da região.
Mais notícias
Conexão Criativa



























