FORTALECER O TURISMO

Jijoca une natureza, arte e gastronomia em festival inédito na Lagoa do Paraíso

Por Marcelo Cabral - Em 24/11/2025 às 9:51 PM

O município de Jijoca de Jericoacoara foi palco, neste fim de semana, do ‘I Festival Gastronômico da Lagoa do Paraíso – Delícias do Coco’, que estreou com grande sucesso. Durante dois dias, a orla da icônica lagoa de águas cristalinas recebeu uma celebração dedicada à gastronomia local, reunindo representantes de 18 estabelecimentos. Sob a curadoria do chef João Victor Queiroz, cada participante criou pratos exclusivos à base de coco, elaborados especialmente para o evento. Turistas de outras cidades compareceram ao evento e se deliciaram com os pratos que utilizaram também peixe, camarão e outros tipos de carnes, oferecendo opções para todos os gostos.

Secretária Rosana Lima destacou o sucesso do Festival Gastronômico de Jijoca            Fotos: Divulgação

A secretária do Turismo, Rosana Lima, destacou o impacto positivo da iniciativa. “O evento superou todas as expectativas, não só apenas por parte da nossa Secretaria do Turismo e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, mas também de todos que participaram como estabelecimentos de gastronomia, tanto da sede do município quanto das margens da Lagoa do Paraíso. Eles ficaram muito felizes com esta primeira experiência. Fazer um festival desse tamanho não é fácil, mas com a união, o fortalecimento do associativismo, e integração entre os poderes público e privado, resultou num evento de extremo sucesso e que vai se consolidar dentro do calendário anual do município”, explicou.

Sustentabilidade e valorização da economia local também marcaram o festival. O objetivo é ampliar a participação de empreendedores, artesãos e oficinas criativas, fortalecendo o turismo em Jijoca, cuja Lagoa do Paraíso desponta como um dos maiores atrativos naturais do Ceará. Todos os estabelecimentos utilizaram materiais biodegradáveis e recicláveis, como copos, canudos e talheres, reforçando o compromisso ambiental. “A preservação e o cuidado têm de ser de todos nós”, destacou Rosana. O festival foi realizado pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, por meio da Secretaria do Turismo, em correalização com a Associação dos Empresários da Lagoa.

Arte, tradição e conhecimento

Além da culinária, o festival celebrou o artesanato regional, com um espaço dedicado à produção local – e houve um desfile especialmente dedicado às tradicionais rendas. A programação incluiu aulas-show com a chef Roseli Pereira e com o curador gastronômico João Victor Queiroz, além de uma palestra com Raimundo Dias, CEO da Dikoko.

Área da piscina conta com um lounge muito agradável ao seu lado

A empresária Garden Kilvia, proprietária da Pousada Garden’s Village, reforçou a importância da iniciativa para o setor turístico. “A Lagoa do Paraíso é o nosso cartão postal. O Festival Gastronômico atraiu muitos turistas, o que foi bom para nós que atuamos com a hotelaria. Mas é preciso que hajam mais eventos como este, aqui na sede do município. A administração municipal dá muita ênfase a Jericoacoara, mas é preciso novos eventos e haver uma requalificação da orla urbana da lagoa, com quiosques, música ao vivo, quadras esportivas, para atrair o público de outras cidades e manter estes visitantes aqui em nossa sede”, solicitou.

Música, bem-estar e cultura

A trilha sonora do festival ficou por conta de apresentações de Donaleda, Jefferson Neres, Renegados, da forrozeira Elen Martins, além de orquestra e a banda do Corpo de Bombeiros, garantindo diversidade musical. O evento também ofereceu sessões de massoterapia realizadas por alunas da EEEP Sandra Carvalho Costa e reuniu expressões culturais de estudantes da Escola José Albuquerque Teixeira e do Polo de Convivência de Jericoacoara, que encantaram o público com performances de dança e manifestações artísticas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business