TRANSFORMAR JUNTOS 2025

Jucec participa de evento de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade

Por Marcelo Cabral - Em 23/07/2025 às 4:17 PM

Marcela Napoleão, Eduardo Jereissati e Eduardo Araújo no evento, em Brasília           Foto: Divulgação

A capital federal sedia, até sexta-feira (25), o Transformar Juntos 2025, evento promovido pelo Sebrae Nacional que se consolida como uma das principais plataformas de articulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento territorial sustentável. As ações também visam o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil.

Na abertura institucional, o presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati, representou o Estado ao lado de Marcela Napoleão, gerente de Negócios e Integrações da RedeSim, e do professor Eduardo Araújo de Azevedo, consultor do Sebrae Ceará. O momento também contou com a presença de presidentes de outras Juntas Comerciais, como Gregória Benário (Fenaju), Manoel Lourenço (Jucemat), e Raquel Otília de Carvalho (Jucis-DF).

Destaque na programação, o Convênio RedeSim Conectada – liderado pela Jucec com o apoio do Sebrae Nacional – marca presença com estande próprio pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa, que integra nove Juntas Comerciais, apresenta soluções tecnológicas voltadas à modernização dos serviços de registro empresarial, promovendo maior agilidade, integração e eficiência administrativa.

“O Sebrae Nacional é um grande parceiro da Jucec, e essa é uma oportunidade valiosa para conhecer experiências exitosas de outros estados e apresentar as soluções do nosso Convênio RedeSim Conectada, que há mais de uma década promove inovação e boas práticas nos estados que integram essa importante parceria”, destacou Eduardo Jereissati, que foi cumprimentado pelo presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Formular estratégias colaborativas

Com cerca de 70 atividades ao longo de três dias, o Transformar Juntos reúne agentes de desenvolvimento, gestores públicos, representantes de prefeituras e governos estaduais, criando um ambiente propício para trocas de experiências e formulação de estratégias colaborativas.

A sustentabilidade figura como um dos pilares centrais da agenda, com painéis dedicados à transição energética justa, resiliência climática e desenvolvimento de cidades inteligentes. Também são debatidos temas como associativismo, bancos comunitários, moedas sociais e o papel do empreendedorismo como ferramenta estratégica de políticas públicas.

O evento reafirma a importância do engajamento multissetorial para transformar desafios sociais, econômicos e ambientais em oportunidades sustentáveis de crescimento – especialmente nos territórios onde a inovação caminha lado a lado com inclusão e governança colaborativa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business