MERCADOS REABERTOS

Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia retiram restrições à carne de frango do Brasil

Por Redação - Em 23/07/2025 às 2:55 PM

Galinha, Frango, Granja Foto Freepik

A liberação ocorre pouco mais de um mês após o país declarar-se livre da gripe aviária FOTO: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta quarta-feira (23), que Kuwait, Bahrein, Albânia e Turquia retiraram as restrições à importação de carne de frango do Brasil. A liberação ocorre pouco mais de um mês após o país declarar-se livre da gripe aviária.

As restrições foram impostas por mais de 40 mercados após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A maioria das proibições foi temporária e regionalizada.

Situação atual das exportações brasileiras de carne de frango:

  • Sem restrições: países como África do Sul, Emirados Árabes, México, Reino Unido, Vietnã e outros 30 já liberaram totalmente a importação.
  • Suspensão total: países como China, União Europeia, Chile e Canadá ainda mantêm bloqueio completo.
  • Restrições regionais: outros mercados, como Japão, Rússia e Arábia Saudita, restringem a compra apenas de determinadas áreas do Brasil, especialmente do RS.

O Mapa segue em diálogo com os países que mantêm limitações, reforçando que a situação está controlada e que o Brasil continua sendo um dos principais exportadores mundiais de carne de frango.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business