CONEXÃO INTERNACIONAL

Latam estende rota Fortaleza-Lisboa até 2026 e reforça Ceará como Hub global

Por Marcelo Cabral - Em 04/07/2025 às 12:13 PM

Boeing 787 vai operar a rota da Latam entre a capital cearense e Lisboa                       Foto: Divulgação

A Latam Airlines Brasil anunciou a prorrogação da rota direta entre Fortaleza e Lisboa até março de 2026, consolidando a capital cearense como um dos principais pontos de conexão entre o Brasil e a Europa. A operação, que inicialmente teria término previsto para outubro de 2025, foi estendida até 26 de março de 2026, após apresentar uma ocupação média de 82% nos primeiros meses de atividade – um indicador claro da forte demanda e do êxito da rota.

A partir de outubro deste ano, os voos passam a ser operados três vezes por semana – às segundas, terças e quintas-feiras – com aeronaves Boeing 787, que oferecem mais conforto aos passageiros e uma capacidade logística ampliada para o transporte de cargas. Com duração estimada de 7h30, a rota fortalece a malha internacional do Fortaleza Airport, que vem se consolidando como um importante eixo estratégico de conexão global.

“A ampliação do voo entre Fortaleza e Lisboa reforça nossa presença cada vez mais relevante no cenário internacional. Essa conexão direta com a Europa impulsiona o turismo, dinamiza a economia e amplia as oportunidades de exportação dos nossos produtos. É um avanço fruto do trabalho articulado pelo governador Elmano de Freitas, com foco na alta estação e nos mercados estratégicos”, destaca Eduardo Bismarck, titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Além de estimular o fluxo de visitantes europeus para o Nordeste brasileiro, a rota também se configura como um ativo logístico de alto valor. A Latam Cargo, braço de cargas do grupo, tem aproveitado a frequência aérea para intensificar as exportações de produtos perecíveis para o continente europeu. Nos três primeiros meses de operação, mais de 230 toneladas de frutas foram transportadas, com destaque para o mamão, uma das principais culturas de exportação da região.

Com essa extensão, o voo Fortaleza-Lisboa reafirma não apenas a atratividade do Ceará como destino turístico, mas também seu papel estratégico na cadeia logística de exportações e no reposicionamento do Brasil como protagonista no tráfego aéreo transatlântico.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business