LIDERANÇAS FEMININAS

Lide Mulher Pernambuco visita FIEC e fortalece laços empresariais com o Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 10/09/2025 às 7:41 PM

Uma comitiva do Lide Mulher Pernambuco, segmento do Grupo de Líderes Empresariais dedicado ao fortalecimento da liderança feminina, esteve em Fortaleza nesta quarta-feira (10) para uma visita institucional à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A programação incluiu um almoço com o presidente Ricardo Cavalcante, além de uma imersão no Observatório da Indústria Ceará, núcleo de inteligência responsável por estudos estratégicos para o setor produtivo.

Ricardo Cavalcante apresentou números da indústria cearense às empresárias      Foto: Divulgação FIEC

As 34 empresárias e executivas de diferentes segmentos, lideradas por Roberta Borges Laurindo, presidente do Lide Mulher, tiveram acesso a um panorama detalhado da economia cearense, com indicadores sobre o desempenho industrial e os avanços locais em áreas como transformação digital, energias renováveis, inteligência artificial e qualificação profissional. O encontro teve como objetivo estreitar relações entre os dois estados e reforçar o protagonismo feminino no ambiente empresarial.

Liderança feminina e inovação

Ricardo Cavalcante ressaltou o papel das mulheres na condução do setor produtivo. “Na FIEC, temos a satisfação de apresentá-las às nossas ações no Observatório da Indústria Ceará e de mostrar como nossa equipe contribui também em nível nacional. A federação reflete esta sala: 52% de nossos colaboradores são mulheres, número que se repete nos cargos de chefia. Aqui são as mulheres que verdadeiramente conduzem”, afirma.

Roberta Laurindo agradeceu a recepção e destacou a relevância da aproximação. “Somos 34 empresárias e executivas que fazem a diferença em Pernambuco, líderes que fundaram negócios, atuam como sócias ou integram conselhos de grandes instituições. Estar aqui fortalece os laços com o Ceará, estado que tanto admiramos pelos resultados e pela qualidade de seu empresariado. É uma honra”, declara. A visita contou ainda com a presença da superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; da líder do Grupo Mulheres do Brasil em Fortaleza, Anette Reeves de Castro, e do gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale.

Integrantes do Lide Mulher gostaram da receptividade e das informações que lhes foram apresentadas 

Economia em expansão

Durante a apresentação, Ricardo Cavalcante destacou o crescimento robusto da indústria cearense nos últimos anos. Entre 2018 e 2024, o emprego formal na indústria registrou uma expansão de 24,5%, alcançando 369,5 mil vagas – o maior patamar da década. No mesmo período, o número de empresas industriais avançou 37,6%, totalizando 18.595 estabelecimentos. Já o PIB industrial registrou crescimento de 22% entre 2018 e 2025, superando a média estadual, de 19,7%.

Outro ponto de destaque foi a Transformação Digital do Sistema FIEC, que já conta com 27 robôs de automação de processos (RPAs) em operação, responsáveis por 65% de automação de fluxos internos. A iniciativa inclui ainda o uso de inteligência artificial em análises estratégicas e automação comercial. Desde o início do programa, foram concluídos 68 projetos, somando R$ 22 milhões em investimentos, além de outros 30 em execução, que representam mais R$ 11 milhões.

Entre as iniciativas ressaltadas estiveram também o Selo ESG-FIEC, que já contemplou 30 empresas desde o início de sua implementação, em parceria com o Bureau Veritas; o Programa de Educação Executiva Internacional, com imersões em centros de inovação de diversos países, e a expansão das ações voltadas à educação corporativa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business