GARANTIR A TORCIDA

Lojas de rua e de shoppings vão fechar durante os jogos do Brasil na Copa 2022

Por Marcelo - Em 08/11/2022 às 3:02 PM

Em reunião realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, nesta terça-feira (8), o presidente da entidade, Assis Cavalcante, e o representante da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Ceará, Wellington Oliveira, revelaram como será o funcionamento das lojas de rua e dos shoppings. Elas fecharão temporariamente nos dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo 2022, no Catar.

Assis Cavalcante e Wellington Oliveira têm expectativas muito positivas         Foto: Divulgação

O objetivo é garantir aos colaboradores do comércio varejista poderem torcer pelo Brasil na maior competição do futebol mundial e garantir o atendimento aos consumidores. Principalmente porque este mês, além da Copa, será realizada a Black Friday e muitas pessoas já estão antecipando as compras para o Natal e Réveillon. As lojas de rua e da Avenida Monsenhor Tabosa fecharão meia hora antes do horário dos jogos que acontecem às 13 horas e reabrem meia hora depois. Já nos jogos que iniciam às 16 horas, os estabelecimentos comerciais fecham a partir das 15h30 e não reabrem mais.

Com relação às lojas situadas dentro dos shoppings da capital cearense, existe a orientação de que elas fechem 30 minutos antes do início dos jogos e retomem o atendimento ao público 30 minutos após o final das partidas. Como os empreendimentos comerciais funcionarão normalmente, de 10 às 22 horas, e os jogos ocorrerão à tarde, o fechamento das lojas é facultativo a cada comerciante. Mas a expectativa é que as lojas fechem durante os jogos do Brasil.

“Deus é muito bom! Tivemos uma pandemia e muita gente passou por grandes dificuldades, mas agora nos deu um final do ano maravilhoso, com dois grandes eventos que geram compras no varejo – a Copa do Mundo e a Black Friday. Os jogos da Copa mexem praticamente com toda a cadeia produtiva, como lojas de esportes, eletrodomésticos, bares, restaurantes, supermercados. Tudo isso tem influência direta nas vendas. Fizemos uma parceria com o Cine São Luiz, nos jogos do Brasil que acontecem às 13 horas, ele abrirá suas portas para ocupar as 1.080 cadeiras gratuitamente, e quem se atrasar, poderá assistir no telão que será instalado na Praça do Ferreira, com toda aquela emoção. Nos jogos das 16 horas não haverá esses dois serviços”, disse Assis Cavalcante.

Parcelamento

O presidente da CDL de Fortaleza informou, ainda, que foi conseguido junto à Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), o parcelamento do ICMS, que é considerado o presente do fim de ano dos lojistas. “Esse pagamento será realizado em três vezes, o que melhora o fluxo de caixa dos empresários, considerando que no mês de dezembro temos de pagar o 13º salário, em fevereiro já vem o Carnaval, o comércio cai um pouco e essa medida dá uma equilibrada nesse período. E as contratações temporárias para o fim de ano estão acontecendo e já conseguimos empregar mais de 1.000 pessoas, que devem se integrar às lojas, para serem contratadas”, destacou o dirigente.

E destacou que o Ceará está sempre entre os dois principais destinos turísticos mais procurados do Brasil, e a retomada do setor está sendo muito expressiva. “Fortaleza é vocacionada para o turismo. No mês de julho o Centro de Fortaleza e os shoppings estão lotados de gente, tanto que fazem promoções, melhoram a infraestrutura, para atender melhor aos clientes, principalmente na segunda quinzena. E esta mesma fotografia temos em dezembro e janeiro, com um grande fluxo de clientes nas lojas, tanto dos shoppings quanto de rua. E temos um PIB maior que o nacional, pois o empreendedor cearense é destemido. Geralmente começa com menos nada, dinheiro emprestado da sogra ou do sogro, e aí dá o seu melhor e obtém sucesso. E a industrialização e o nosso turismo deve garantir um aumento superior a 15% nas vendas, pois são dois eventos que geram muito varejo além da proximidade do Natal. A Black Friday deve geram um crescimento de 6,32% e historicamente a Copa tem que é de 9,30%, esperamos um varejo mais aquecido”, completou Assis Cavalcante.

Os shoppings

Já o representante da Abrasce também está com um pensamento muito positivo com relação às vendas deste final de ano, tento em vista essa junção de três períodos comemorativos – Copa, Black Friday e Natal – que acontecem a partir do fim deste mês. “Cada shopping tem sua estratégia, está preparando seu espaço ou colocando telões nas praças de alimentação ou criando um espaço específico, todos terão promoções de Natal rodando, então será um movimento único para o varejo cearense este ano. Estamos preparados para que os clientes assistam aos jogos e depois voltem ou permaneçam no shopping fazendo seu passeio, suas compras, seu lanche, ou resolvendo algum serviço de forma completa. A Copa, junto com Black Friday e campanha de Natal deverá ser positiva para todo mundo, com uma expectativa de crescimento de fluxo de visitantes de até 15% e de vendas de até 20%, pois está havendo também uma expansão no tíquete médio do cliente, acima da inflação – hoje em torno de R$ 180,00 a R$ 200,00 -, e no fim de ano deve aumentar mais”, afirmou Wellington.

Destacou, ainda, que a CDL de Fortaleza tem representado muito bem o varejo cearense, chamando todo mundo para a mesa, para encontrar o melhor caminho, o que é importante. “É importante que os clientes procurem os sites ou as redes sociais dos shoppings, pois cada um tem sua estratégia para esse momento especial, para saber como vai ser o funcionamento do seu shopping preferido. Lá no Iguatemi Bosque, por exemplo, o Álbum da Copa tem movimentado o espaço que dedicamos para a aquisição ou troca de figurinhas, que fica lotado o dia inteiro. E as pessoas almoçam, fazem um lanche, compras. E tem muitos adultos, junto com as crianças, integrando mais as famílias. As lojas de artigos esportivos, como a Nike, têm vendido muito bem, assim como as de calçados, num momento muito bom”, salientou.

Decoração natalina do Iguatemi Bosque é interativa e chama a atenção do público

E como além de representante da Abrasce, também é superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, ressaltou que o empreendimento da JCC está preparado para receber seus clientes com todo o carinho, segurança e promoções. “Já lançamos a nossa decoração de Natal, o Papai Noel chegou neste último domingo e foi um sucesso. A decoração está aberta para o público de 10 às 22 horas; a criança que quiser tirar uma foto e fazer seu pedido de Natal, o Papai Noel está lá neste mesmo horário. E no final do mês lançaremos nossa campanha promocional, que ainda não posso falar, mas que vai surpreender a todos, ser um grande sucesso e em linha com as comemorações de 40 anos do Shopping Iguatemi Bosque. Queria convidar a todos para nos visitar, conhecer nossa decoração natalina que está linda e muito interativa, onde as crianças podem brincar com os itens decorativos”, completou Wellington Oliveira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business