COMÉRCIO EXTERIOR

Lula deve anunciar hoje plano para enfrentar tarifaço dos EUA

Por Redação - Em 13/08/2025 às 5:00 AM

Lula

A medida provisória incluirá preservação de empregos, linhas de financiamento, ajustes tributários e autorizações para compras governamentais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o plano de contingência para ajudar empresas brasileiras afetadas pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos está “100% definido” e será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (13), no Palácio do Planalto.

A medida provisória incluirá preservação de empregos — com exceções para casos de forte impacto na produção —, linhas de financiamento, ajustes tributários e autorizações para compras governamentais. O pacote será custeado por crédito extraordinário, fora do limite de gastos, mas contabilizado na meta fiscal.

O tarifaço, decretado pelo presidente Donald Trump, elevou em 50% a taxa sobre produtos brasileiros, com sobretaxa de 40% somada à tarifa recíproca de 10%. Itens como café, pescados e carne foram afetados, enquanto aviões da Embraer, petróleo e suco de laranja ficaram de fora.

Haddad disse que o plano também prevê reformas estruturais, como mudanças no Fundo de Garantia para Exportações, para ampliar o apoio a empresas exportadoras de todos os portes. Uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para tratar do tema foi cancelada por Washington, o que o ministro classificou como “inusitado”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business