DIÁLOGO
Lula pede a Trump retirada de tarifas e reforça laços entre Brasil e EUA
Por Redação - Em 06/10/2025 às 12:30 PM

O Planalto informou que os dois presidentes trocaram números de telefone para manter um canal direto de comunicação FOTOS: Ricardo Stuckert e ONU
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira (6) em um contato que marcou a reaproximação diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Segundo o Palácio do Planalto, o diálogo, descrito como amistoso, durou cerca de 30 minutos e abordou temas econômicos e comerciais.
Durante a conversa, Lula destacou a importância de fortalecer as relações históricas entre os dois países, que completam 201 anos, e pediu a retirada da sobretaxa de 40% aplicada por Washington a produtos brasileiros. O presidente também citou o superávit dos EUA na balança comercial com o Brasil e defendeu a eliminação de medidas restritivas impostas a autoridades nacionais.
Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad. Ambos os líderes manifestaram interesse em um encontro presencial nos próximos meses.
Lula sugeriu que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, e renovou o convite para que Trump participe da COP30, que será realizada em Belém (PA), em 2025. O petista também afirmou estar disposto a visitar os Estados Unidos em breve.
O Planalto informou que os dois presidentes trocaram números de telefone para manter um canal direto de comunicação. Do lado brasileiro, acompanharam a ligação o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























