APÓS VIAGEM A NOVA YORK
Lula reitera otimismo sobre acordo Mercosul-União Europeia
Por Redação - Em 26/09/2024 às 12:50 PM

Lula durante entrevista coletiva na sede das Nações Unidas, em Nova York
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Brasil está pronto para assinar o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, destacando que a responsabilidade agora recai sobre a União Europeia. Lula fez essas declarações durante uma coletiva de imprensa na quarta-feira (25), ao apresentar um balanço de sua visita a Nova York, que começou no sábado, (21). Ele sugeriu que a assinatura do acordo ocorra durante a Cúpula do G20, programada para 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, ou em uma reunião na sede da União Europeia.
“Nunca estive tão otimista com o acordo União Europeia-Mercosul. Ontem, eu disse à Ursula von der Leyen que o Brasil está pronto para assinar o acordo, que agora a responsabilidade é toda da União Europeia e não do Brasil. Porque durante 20 anos se jogava a culpa nos países do Mercosul”, frisou o presidente, na entrevista coletiva.
Durante a viagem a Nova York, Lula discursou na 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas e se reuniu com líderes de vários países, incluindo Emmanuel Macron (França) e Pedro Sánchez (Espanha).
Lula também mencionou a necessidade de estabelecer acordos estratégicos com a Índia e fortalecer relações comerciais com a China e a União Europeia. Ele destacou a importância de revitalizar as políticas brasileiras na América do Sul e na América Latina.
Sobre a Assembleia Geral da ONU, Lula afirmou que a participação do Brasil visou reafirmar reivindicações históricas e a necessidade de reforma da organização. Ele defendeu que todos os continentes devem estar representados na ONU, incluindo no Conselho de Segurança, e ressaltou a importância do fim do direito de veto para ajudar a evitar conflitos globais.
Mais notícias
Impacto econômico




























