INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA

M. Dias Branco abre inscrição a startups interessadas em participar do Germinar

Por Marcelo - Em 19/04/2023 às 5:29 PM

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Programa Germinar, da M. Dias Branco. O programa é responsável por selecionar startups e pesquisadores para se tornarem parceiros da companhia, a fim de colaborar com o desenvolvimento de áreas estratégicas. O prazo de inscrição ao primeiro ciclo vai até o próximo dias 12 de maio, por meio do site: germinarmdiasbranco.com.br. Todas as soluções inscritas serão analisadas com base nos critérios do certame e receberão uma devolutiva, que pode ser um convite para apresentar sua solução à M. Dias Branco.

Germinar seleciona startups e pesquisadores para serem parceiros

Este ano, o programa da líder nacional em massas e biscoitos contará com o formato Innovation as a Service, organizado em um conjunto de ciclos, cada qual com cronograma e desafios específicos. O foco desse primeiro ciclo são os desafios de Inteligência no planejamento de demanda/vendas; Solução para diversificação da matriz energética; Otimização no processo de prototipação de produtos e embalagens.

Fernando Bocchi, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, afirma que o projeto faz parte de um propósito maior. “O Programa Germinar gera ganho a todos do ciclo: startups, M. Dias Branco e sociedade. Oferecemos aos participantes a oportunidade de validar suas soluções por meio da execução de um Projeto-Piloto alinhado aos desafios. Ao longo dos anos, temos recebido diversos projetos que aderimos ao nosso processo em diferentes áreas”, explica o executivo.

O programa

O Germinar tem como objetivo identificar oportunidades para gerar eficiência nas operações da M. Dias Branco, fortalecer a cultura de inovação, além de contribuir com o empreendedorismo e a transformação digital. Baseado no método desenvolvido pela Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, o programa se organiza em conjuntos de ciclos. Cada ciclo abrange alguns desafios priorizados pela empresa e segue um cronograma específico.

Programa estabelece desafios estratégicos para os participantes

“A organização desta edição em formato de ciclos traz ganhos estratégicos para a M. Dias Branco, que ampliará ainda mais sua proximidade com o ecossistema e permitirá que a empresa lance novos desafios ao longo do ano de forma estruturada. A metodologia aportada pela Innoscience, conectada ao conjunto de ativos da M. Dias Branco e suas marcas, faz com que o Germinar represente uma oportunidade para startups testarem e validarem suas soluções e tecnologias no contexto de uma grande empresa podendo, inclusive, gerar um contrato de fornecimento pós-programa“, diz Sérgio Gualdi, sócio da Innoscience.

Para o primeiro ciclo, a empresa buscará os parceiros com as melhores soluções no ecossistema até o dia 5 de maio; organizará um pitch day virtual com os potenciais parceiros que tenham soluções mais aderentes aos desafios em 22 de maio; conectará o time do desafio e a startup para desenhar o escopo do experimento até 15 de junho; executará projeto-piloto de três meses para testar a solução até 5 de outubro; analisará os resultados atingidos no piloto e fará deliberação de encerrar, estender ou escalar, até 17 de outubro.

Histórico

A ideia do Programa Germinar nasceu em um processo iniciado no fim de 2017, com uma viagem de executivos da M. Dias Branco a polos de inovação globais, incluindo o Vale do Silício, na Califórnia, que abriga as maiores empresas de tecnologia do mundo. Inspirada pelos ganhos mútuos, a M. Dias Branco assumiu a responsabilidade de incentivar o fomento do foodtechs partir da conexão com startups.

A iniciativa começou em 2018, com o objetivo de encontrar novas formas de inovar estimular o crescimento das startups. Ao longo de sua história, o Programa Germinar já contou com 312 startups inscritas e 17 selecionadas para contratação, parceria ou investimento com a M. Dias Branco.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business