DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

M. Dias Branco é contemplada com o Selo ESG-FIEC e atinge classificação ‘Triplo A’

Por Marcelo Cabral - Em 04/11/2025 às 12:47 PM

Ricardo Cavalcante destacou a relevância do Selo ESG-FIEC para as empresas cearenses que atuam no competitivo mercado global                                                                       Fotos: J. Sobrinho/Gecom FIEC

A M. Dias Branco foi uma das três companhias certificadas com o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável, entregue nesta terça-feira (4) em cerimônia conduzida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante. Em seu pronunciamento, ele definiu a empresa como referência nacional em excelência, inovação e impacto social positivo, líder no mercado de massas e biscoitos e uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil.

“Com mais de 70 anos de história, 17 mil empregos diretos, 22 indústrias e presença em mais de 40 países, a M. Dias Branco combina escala e sensibilidade, tecnologia e humanidade. Sua Agenda Estratégica ESG, com visão até 2030, está estruturada sobre três pilares: Cuidar do planeta, Acreditar nas pessoas e Fortalecer alianças“, afirmou Cavalcante.

O dirigente reforçou ainda que a companhia é signatária do Pacto Global da ONU, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 e possui a certificação ISO 37001, que atesta seu compromisso com integridade e transparência. “Tudo isso revela uma empresa que trata a sustentabilidade não como discurso, mas como parte essencial do seu modelo de gestão“, pontuou.

“Após rigorosa auditoria do Bureau Veritas, a empresa cumpriu todos os requisitos e foi certificada com o Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável, alcançando a classificação máxima ‘Triplo A’: nos pilares ambiental, social e de governança. Registro aqui minha deferência especial ao amigo Ivens Dias Branco Júnior e a toda sua diretoria, que têm conduzido a companhia com seriedade, visão de futuro e profundo compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Sustentabilidade no seu DNA

Representando a companhia, o gerente de Comunicação e Sustentabilidade, Tiago Timbó, lembrou que a vocação para práticas sociais, ambientais e de governança vem desde a gestão do fundador, Ivens Dias Branco, e permanece fortalecida sob a liderança do atual presidente, Ivens Dias Branco Júnior.

Ricardo Cavalcante, Tiago Timbó e Antônio Mota, na cerimônia de entrega do Selo ESG-FIEC

“É uma honra estar representando a M. Dias Branco no recebimento do Selo ESG-FIEC, pois a sustentabilidade faz parte do DNA da companhia e atribuo isso ao seu Ivens Dias Branco, que tinha uma visão de coletividade, apoiava muitas instituições com doações de produtos de forma regular. Tinha muito orgulho dos empregos que a companhia gera, os impactos no Ceará e transmitiu isso aos seus filhos e o seu Ivens Júnior, que é o nosso CEO, apoia todos os avanços nas frentes ESG, assim como seus irmãos”, afirmou Timbó.

Ele reforçou que o lema ‘Sonhar, Realizar, Crescer’ guia a empresa em direção a um futuro responsável. “Selos como o ESG-FIEC são ótimos parâmetros de mercado, pois geralmente trazem o que há de mais moderno, as melhores práticas nas frentes do ESG. Serve como guia para adotarmos na nossa operação. E tem a chancela de uma auditoria independente como o Bureau Veritas, pois não basta você dizer que é sustentável, é preciso comprovar isso. E esses entes externos dão essa credibilidade, pois avaliam suas práticas e certificam que elas, de fato, são reais”, concluiu.

Outras empresas certificadas

Além da M. Dias Branco, a Cobap (Comércio e Beneficiamento de Artefatos de Papel) também recebeu o Selo ESG-FIEC com classificação ‘Triplo A’. A empresa é pioneira no Ceará como Entidade Gestora de Crédito de Reciclagem, contribuindo ativamente para a Política Nacional de Logística Reversa. “Sob a liderança de Renata e Paulo Correia, a empresa vem demonstrando que o sucesso empresarial pode caminhar lado a lado com a responsabilidade socioambiental”, ressaltou o presidente da FIEC.

A terceira certificada foi a Olympia Água Mineral, comandada pela empresária Norma Maranhão. Situada em área de preservação ambiental no Maciço de Baturité, a companhia mantém um cinturão verde que protege as nascentes que garantem a qualidade de sua água. “Esse cuidado com o entorno é o que assegura a qualidade do produto e o equilíbrio ambiental. A Olympia prova que a sustentabilidade não é privilégio das grandes corporações. É uma questão de consciência e coerência”, ressaltou.

Ao concluir seu discurso, o gestor ainda salientou a relevância das ações de ESG no dia a dia das empresas que foram contempladas com a certificação da FIEC e do Bureau Veritas. “Olympia, Cobap e M. Dias Branco demonstram, cada uma a seu modo, que o futuro da indústria passa por responsabilidade, inovação e compromisso ético“, finalizou Ricardo Cavalcante, que junto com o titular da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Antônio José Mota, entregou os certificados aos representantes das empresas.

Ricardo Cavalcante, Norma Maranhão, Paulo e Renata Correia, Tiago Timbó e Antônio José Mota

Mais notícias

Ver tudo de IN Business