RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
M. Dias Branco reforça seu compromisso com a Agenda Sustentável da ONU
Por Marcelo Cabral - Em 18/09/2025 às 1:45 PM
Com uma trajetória marcada pela responsabilidade socioambiental, a M. Dias Branco une-se, na próxima quinta-feira (25), à celebração promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em torno do Dia Global de Ação pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A data, criada em 2023 durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, simboliza o engajamento dos 193 Estados-Membros na chamada Agenda 2030 e reforça o papel estratégico do setor privado, mobilizado no Brasil pelo Pacto Global – Rede Brasil, do qual a companhia é signatária.

Fábrica Fortaleza conquistou a certificação Aterro Zero em 2024 Foto: Divulgação/M. Dias Branco
Desde 2013, a M. Dias Branco vem incorporando práticas sustentáveis em sua cadeia de valor, de forma voluntária e estratégica. Em 2018, oficializou sua adesão aos ODS da ONU, estabelecendo compromissos públicos a serem cumpridos até 2030. O alinhamento aos 17 objetivos tornou-se parte da cultura corporativa, guiando decisões e inspirando transformações. Com a revisão de sua Agenda Estratégica ESG em 2022, a empresa inaugurou um novo ciclo, estruturado em três pilares fundamentais: Cuidar do planeta (Ambiental), Acreditar nas pessoas (Social) e Fortalecer alianças/Maximizar valor (Governança).
Conquistas alcançadas e ODS revisados
Entre os avanços recentes, destaca-se o programa Aterro Zero, uma das metas mais ambiciosas da companhia. Em 2023, o objetivo foi antecipadamente cumprido em unidades-chave situadas no Eusébio, Maracanaú, Jaboatão dos Guararapes, GME e Jasmine. A Fábrica Fortaleza, sede da companhia, conquistou a certificação em outubro de 2024, após um intenso processo de adaptação voltado à adoção de soluções ambiental e economicamente sustentáveis.
Este ano, a líder nacional em massas e biscoitos aproveita a celebração da ONU para anunciar a revisão de seus nove ODS prioritários, com foco nos temas de maior impacto transformador. São eles:
* 2 – Fome zero e agricultura sustentável;
* 5 – Igualdade de gênero;
* 6 – Água potável e saneamento;
* 7 – Energia limpa e acessível;
* 8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
* 9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
* 12 – Consumo e produção responsáveis;
* 13 – Ação contra a mudança global do clima;
* 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
“Acreditamos que o setor privado tem um papel fundamental na aceleração dos ODS. Ao redefinir nossas prioridades, reafirmamos nosso compromisso com a transformação sustentável e com a geração de valor para toda a sociedade”, ressalta Tiago Cid Timbó, Gerente Executivo de Comunicação e Sustentabilidade da M. Dias Branco. Mais informações sobre a Agenda Estratégica de Sustentabilidade da empresa podem ser encontradas no portal oficial: https://www.mdiasbranco.com.br/agenda-estrategica-esg/.
Mais notícias
Registro Natalino



























