52 INICIATIVAS

Maio bate recorde de novas PPPs em 2025 e marca retomada de projetos municipais

Por Redação - Em 02/07/2025 às 9:15 AM

ônibus, Transporte Público, Tarifa De ônibus Fotoadobestock 988201230

As novas PPPs abrangem áreas como serviços públicos, iluminação, mobilidade urbana, cultura, resíduos sólidos e portos

O mês de maio de 2025 registrou 52 novas Parcerias Público-Privadas (PPPs), o maior número do ano até agora, segundo levantamento da consultoria Radar PPP divulgado à CNN. O volume representa um salto em relação às 31 iniciativas mapeadas em abril e supera a média mensal de 34,6 novos projetos registrada neste ano.

O destaque de maio não está apenas no volume, mas também na diversidade dos setores contemplados. As novas PPPs abrangem áreas como serviços públicos, iluminação, mobilidade urbana, cultura, resíduos sólidos e portos. Para o sócio da Radar PPP, Frederico Ribeiro, o avanço se deve, em grande parte, ao início da implementação de projetos por prefeitos eleitos em 2024. “É quando os gestores municipais começam a executar suas prioridades, geralmente ligadas a serviços mais diretos à população”, explica.

Entre os projetos citados estão a modernização do Estádio Nogueirão em Mossoró (RN), a revitalização da Praça Pio XII em Florianópolis (SC), e a bilhetagem eletrônica em Porto Alegre (RS). A maioria das iniciativas é de origem municipal, mas há também projetos estaduais e federais.

Apesar da alta no número de novas propostas, o estoque total de investimentos estimados em PPPs recuou pelo terceiro mês seguido, com uma queda de 4,42% em maio, totalizando R$ 1,653 trilhão. A retração se deve à paralisação de grandes projetos, como o da ferrovia Malha Nordeste e à reavaliação contratual da Transnordestina.

Segundo a Radar PPP, os municípios seguem sendo os principais impulsionadores do modelo de concessões no país. A expectativa é que o ritmo de novos projetos continue acelerando à medida que os atuais ciclos de governo avancem.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business