descontos indevidos
Mais de 1 milhão de beneficiários do INSS serão reembolsados nesta semana
Por Aflaudisio Dantas - Em 28/07/2025 às 12:44 AM

Presidente Do INSS, Giberto Waller acredita que número de aposentados que pretendem obter ressarcimento deve aumentar Foto: Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que até o dia 30 de julho pretende concluir o reembolso a aproximadamente 1,1 milhão de aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos indevidos feitos por entidades associativas. O valor será depositado diretamente nas contas bancárias dos beneficiários que aderiram ao acordo proposto pelo governo federal.
Em balanço divulgado referente à primeira semana de ressarcimento, 533 mil pessoas já haviam recebido o crédito em suas contas até o fechamento do relatório, demonstrando que o processo segue em ritmo acelerado. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil da EBC, o presidente do INSS, Gilberto Waller, reafirmou que o depósito para os 1,1 milhão de beneficiários será feito até o dia 30 de julho.
Dos cerca de 2,2 milhões de aposentados e pensionistas aptos a aderir ao acordo, 1,2 milhão já haviam manifestado interesse até a tarde de sexta-feira, dia 25. Segundo o presidente do INSS, a expectativa é que esse número cresça ainda mais, já que até aquela data cerca de 4,8 milhões de pessoas ainda não haviam reconhecido os descontos para iniciar o procedimento via sistema, que exige um prazo de 15 dias úteis para resposta da entidade cobrada.
O prazo para adesão ao acordo permanece aberto até 14 de novembro de 2025. Os pagamentos são feitos por ordem de adesão: quem aderir antes, recebe primeiro. Os reembolsos incluem correção monetária pela inflação, medida pelo IPCA, e são realizados na mesma conta em que o benefício é pago.
Mais notícias
Etapa pré-prova




























