CONSUMO EM ALTA
Maurício Filizola comemora bons números do ICC em Fortaleza
Por Marcelo - Em 07/02/2020 às 11:38 AM
A pesquisa do Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), realizada pela Fecomércio-CE, revela que as pessoas estão mais propensas a irem às compras neste mês de fevereiro, chegando a 120,5 pontos. Trata-se da quinta alta consecutiva, o que é uma excelente notícia para os comerciantes da capital cearense, segundo o presidente da entidade, Maurício Filizola.
“A cada pesquisa essa alta vem se consolidando e a gente vê no mercado essa ambiência positiva. Está ocorrendo um crescimento das vendas. Estamos com taxas de juros mais baixas, inflação sob controle e as empresas já começam a sentir essa retomada do crescimento econômico”, comemorou Filizola.
O estudo mostra, ainda, que 62,9% dos entrevistados demostraram boa disposição para realizarem a compra de bens duráveis. Dentre os itens mais procurados estão: televisores (17,5%); geladeiras e refrigeradores (16,4%), móveis e artigos de decoração (14%), além de artigos de vestuário (13,2%).
Dentre as pessoas que se disseram mais dispostas a comprar este mês estão homens com idade entre 25 e 34 anos e renda familiar superior a dez salários mínimos. O levantamento mostra que 70,1% delas consideram sua situação financeira melhor ou muito melhor que há um ano e 85,2% estão mais otimistas com relação ao futuro.
Os números servem de base para os representantes do comércio organizarem suas estratégias de venda, até porque 57,3% dos consumidores acreditam em uma melhora no cenário econômico nacional nos próximos 12 meses. O valor média dos gastos é de R$ 582,17.