COMPETITIVIDADE
Mercado Livre acirra briga por vendas e corta valor mínimo de frete grátis
Por Redação - Em 06/06/2025 às 10:01 AM

A nova política entra em vigor no mesmo dia em que a rival Shopee promove sua campanha promocional 6.6
O Mercado Livre anunciou que, a partir desta sexta-feira (6), o valor mínimo para frete grátis em compras passará de R$ 79 para R$ 19. Essa é a menor exigência já adotada pela empresa, que busca aumentar o número de pedidos, atrair novos consumidores e elevar a frequência de compras.
Segundo o vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes, a iniciativa foca principalmente em produtos de menor valor, como itens de moda, beleza, utensílios domésticos e decoração. Ele afirma que o custo de envio é uma das principais barreiras nas compras online, e que a medida deve gerar efeitos positivos como maior fidelização e diversificação das compras.
A mudança inclui ainda redução nos custos de envio para lojistas: até 40% para os atuais e 17% para novos vendedores. A empresa aposta que isso resultará em preços mais competitivos e maior volume de vendas, impulsionando também outras áreas, como publicidade e serviços financeiros.
A nova política entra em vigor no mesmo dia em que a rival Shopee promove sua campanha promocional 6.6, intensificando a disputa pela atenção dos consumidores no e-commerce.
Para divulgar a novidade, o Mercado Livre lançou uma campanha estrelada por Ronaldo e Neymar Jr., formando a “Camisa 19” — referência ao novo valor mínimo para frete grátis. A ação publicitária terá ampla presença em TV, redes sociais, mídia digital e painéis nas principais capitais. Ao todo, serão investidos R$ 24 milhões em cupons promocionais, sendo R$ 13 milhões ativados já nesta sexta.
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