pagamentos instantâneos
Mercado Pago libera Pix para turistas argentinos e amplia integração financeira entre os países
Por Redação - Em 03/12/2025 às 12:01 AM

A operação funciona como no Pix tradicional: o turista poderá escanear um QR Code ou digitar uma chave para concluir a compra
O Mercado Pago passou a permitir que turistas argentinos realizem pagamentos no Brasil usando Pix diretamente em suas contas digitais, eliminando a necessidade de dinheiro em espécie, câmbio prévio ou cartão internacional. A novidade será disponibilizada de forma gradual e possibilitará que o visitante pague em reais, enquanto o valor é debitado automaticamente do saldo em pesos argentinos.
A operação funciona como no Pix tradicional: o turista poderá escanear um QR Code ou digitar uma chave para concluir a compra. O estabelecimento brasileiro receberá o valor integral em reais, sem mudanças no fluxo de recebimento.
A iniciativa reforça o avanço internacional do sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, que completou cinco anos e já se tornou referência global. Em fevereiro, a plataforma havia dado o passo inverso, permitindo que brasileiros pagassem por Pix em estabelecimentos na Argentina com o leitor das maquininhas Point Smart, do Grupo Mercado Livre.
Para o Mercado Pago, a integração atende a uma demanda crescente. Segundo o head de pagamentos e serviços financeiros para PMEs no Brasil, Daniel Davanço, a novidade combina simplicidade para o turista e maior possibilidade de vendas para o comércio brasileiro. Ele destaca que clientes e lojistas já relatam aumento de movimento desde a expansão do Pix no varejo.
O lançamento também tenta capturar o momento positivo do turismo argentino no Brasil. Entre janeiro e agosto, 2,65 milhões de argentinos visitaram o país, alta de 94% em comparação ao ano anterior, segundo a Embratur.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























