termos da plataforma

Meta afirma ao Cade que uso de chatbots de IA no WhatsApp Business foge ao objetivo da ferramenta

Por Redação - Em 03/02/2026 às 11:00 AM

Meta A Gigante De Mark Zuckberg Sofre Com Prejuizos 768x432.jpg

A Meta destacou que incorporar funcionalidades de inteligência artificial a serviços digitais é uma tendência em vários setores

A Meta informou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que chatbots de inteligência artificial (IA) passaram a utilizar a API do WhatsApp Business de forma que não estava prevista nos termos originais da plataforma, segundo documento apresentado à autarquia na última sexta-feira (30).

De acordo com a empresa responsável pelo WhatsApp, alguns sistemas automatizados criaram contas empresariais por meio da API e se apresentaram como perfis corporativos para usuários, quando na verdade se tratava de bots de IA. A companhia disse que esse tipo de interação “não foi pensado nem pretendido” durante o desenvolvimento da ferramenta.

A Meta destacou que incorporar funcionalidades de inteligência artificial a serviços digitais é uma tendência em vários setores, mas que o uso observado na API do WhatsApp Business extrapola o propósito original da interface, que foi criada para comunicação entre empresas e clientes, e não para operar chatbots genéricos.

O posicionamento foi dado em resposta a um questionário enviado pela Superintendência-Geral do Cade, que investiga se a empresa estaria favorecendo sua própria solução de IA — o Meta AI — em detrimento de concorrentes. A área técnica do Cade chegou a adotar medidas preventivas para suspender os novos termos de uso relacionados à IA até a conclusão da análise do caso.

No entanto, uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal revogou temporariamente a medida cautelar, permitindo que a Meta mantenha as mudanças nos termos do WhatsApp Business. A empresa afirmou que recebe a decisão “com satisfação” e que os fatos, na visão dela, não justificam intervenção regulatória no Brasil ou em outras regiões.

A disputa no Cade segue em curso, com avaliação em andamento sobre os impactos dessas práticas na concorrência no mercado de IA integrado a aplicativos de mensagens.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business