INFRAESTRUTURA

Modernização: Correios tem autorização para captação internacional de R$ 3,8 bilhões

Por Redação - Em 18/03/2024 às 10:44 AM

Correios Agência Brasil

Um dos principais focos dos recursos financeiros será o investimento em infraestrutura FOTO: Agência Brasil

Em busca de modernização para alcançar uma maior eficiência operacional, os Correios conseguiram autorização da Comissão de Financiamento Externo (Cofiex, órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério do Planejamento e Orçamento) para a captação internacional de R$ 3,8 bilhões. A autorização é inédita e os recursos serão aplicados na  construção de centros de operações, investimentos em infraestrutura e tecnologia e transição ecológica de sua frota – uma das maiores do Brasil, com 23 mil veículos. Atualmente, os Correios são líder no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil, além de serem responsáveis pela atividade postal nacional.

“Com esses recursos, implementaremos uma série de medidas para promover a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando a importância dessa ação diante da realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), em novembro de 2025.

Um dos principais focos dos recursos financeiros será o investimento em infraestrutura, com ações como a construção de centros de operações modernos, automatizados e sustentáveis. Esses centros irão melhorar a eficiência das operações, além de reduzir significativamente o impacto ambiental por meio da adoção de tecnologias ecoeficientes e práticas sustentáveis.

Além disso, parte dos recursos será direcionada para a renovação da frota da empresa, com a introdução de veículos de baixa emissão de carbono. A medida contribuirá para a redução da pegada de carbono dos Correios e para a melhoria da qualidade do ar nas regiões onde opera.

A estatal terá ainda a oportunidade de investir fortemente em tecnologia, atualizando seus sistemas e seu parque industrial para realizar de forma mais ágil as adaptações necessárias para prestar os serviços que atualmente são exigidos pela sociedade.

“O principal objetivo dessas iniciativas é a melhoria dos serviços oferecidos à população brasileira. Com operações mais modernas e sustentáveis, a empresa estará mais bem equipada para atender às necessidades da sociedade brasileira de forma eficiente e responsável”, diz o presidente da estatal.

Segundo o dirigente, a conquista junto à Cofiex representa um marco para os Correios e um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e próspero para o País. “Com esse financiamento, a empresa está demonstrando seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar da população brasileira, fazendo jus à confiança que o Presidente Lula depositou nos Correios quando retirou a empresa da lista de privatizações, no primeiro dia do seu governo”, completa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business