Monte Klinikum reduz tempo de internação em casos de pneumonia
Por Admin - Em 05/08/2019 às 4:50 PM
A pneumonia é uma doença ainda é um desafio para a comunidade médica, mas diagnosticada e tratada corretamente, o paciente tem a capacidade de se restabelecer plenamente. E ela prevalece entre as internações do Hospital Monte Klinikum.
Pensando no período que o paciente permanecia hospitalizado, chegando a 13 dias, a diretora clínica do hospital, Thaís Moreno, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), desenvolveu um protocolo de atendimento para diminuí-lo e conseguiram baixá-lo pela metade.
Segundo Beatriz Cavalcante, enfermeira e gestora do projeto, a equipe detectou que muitos pacientes já tinham condições de voltar para casa, mas o receio do familiar de não conseguir tratá-lo adequadamente e a falta de segurança do paciente, adiavam a alta.
“Começamos com a meta de reduzir para oito dias a permanência do paciente e desde fevereiro deste ano conseguimos baixar a hospitalização da pessoa com pneumonia para seis a sete dias em média”, disse Beatriz.
“Com o Projeto Parceiros no Cuidado temos uma educação na hospitalização, ou seja, ensinamos os familiares e acompanhantes a cuidar em casa. Iniciando com cerca de quatro dias que antecedem a programação de alta, tanto paciente quanto família começam a receber orientações dos nossos profissionais”, lembra a gestora do projeto.
Nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros, toda a equipe se empenha para ensinar as famílias, até todos terem segurança para voltar para casa. Mas, o mais importante, é que o paciente saia do hospital com a doença tratada.
O projeto que começou em outubro de 2018, segue com os estudos até este mês, mas o objetivo do Hospital Monte Klinikum é manter os procedimentos e continuar com a média de internação conquistada recentemente.

Hospital Monte Klinikum desenvolveu protocolo de atendimento em parceria com o IHI
Foto: Divulgação
Mais notícias
+ 5,7% em outubro




























