BOLSONARO CONDENADO

Moody’s vê risco de sanções dos EUA, mas mantém avaliação estável para Brasil

Por Redação - Em 15/09/2025 às 1:57 PM

Moodys Fachada

A Agência afirmou que o perfil de crédito soberano do Brasil segue sem risco imediato

A agência de classificação de risco Moody’s alertou no sábado (13) que o Brasil pode enfrentar novas sanções dos Estados Unidos após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a instituição, possíveis medidas incluem a revogação de isenções tarifárias concedidas a setores estratégicos, como aviação, petróleo e sucos de fruta, além de impactos potenciais sobre o sistema financeiro.

O vice-presidente da Moody’s para a América Latina, Adrian Garza, destacou que os bancos brasileiros — responsáveis por 22% do investimento direto dos EUA no país — ainda não foram afetados, mas poderiam ter operações internacionais comprometidas em caso de agravamento das tensões.

Apesar do alerta, Garza afirmou que o perfil de crédito soberano do Brasil segue sem risco imediato. A nota de classificação do país permanece em Ba1, um nível abaixo do grau de investimento, com perspectiva estável desde maio, quando a agência reviu suas projeções diante do ritmo mais lento do ajuste fiscal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business