SETOR ELÉTRICO
MP da energia alivia conta de luz para milhões, mas pressiona indústria com alta de 20%
Por Redação - Em 22/05/2025 às 9:43 AM

A indústria, que já enfrenta altos custos operacionais, teme que o aumento na conta de energia afete diretamente a produção de itens básicos como pão, leite e carne FOTO: Agência Brasil
A Medida Provisória (MP) que amplia benefícios na conta de luz para até 60 milhões de brasileiros deve elevar em até 20% os custos de energia para a indústria, segundo estimativas da Abrace, associação que representa grandes consumidores industriais.
O impacto se deve a três principais mudanças:
Divisão de Custos com Usinas Nucleares: Indústrias que operam no mercado livre de energia passarão a dividir os custos de operação das usinas de Angra 1 e 2 — uma despesa antes restrita aos consumidores cativos.
Expansão dos Subsídios via CDE: A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para bancar descontos e gratuidades, terá um aumento de R$ 3,6 bilhões. A medida inclui isenção total para famílias que consomem até 80 kWh e benefícios ampliados para quem consome até 120 kWh com renda de até um salário mínimo per capita. Com menos contribuintes, o peso recai mais sobre os grandes consumidores.
Fim de Desconto para Energia Renovável: A MP elimina o desconto de 50% na tarifa de transmissão e distribuição (tarifa-fio) para quem compra energia de fontes renováveis no mercado livre.
A indústria, que já enfrenta altos custos operacionais, teme que o aumento na conta de energia afete diretamente a produção de itens básicos como pão, leite e carne. Em alguns casos, a energia representa até 27% do custo final.
Mais notícias
SISTEMA COFECI/CRECI



























