INOVAÇÃO E PRODUTIVIDADE
Multimodal Nordeste 2025 amplia as projeções da cadeia logística regional
Por Marcelo Cabral - Em 07/08/2025 às 11:08 AM

Multimodal 2025 foi marcada pela presença de autoridades locais e nacionais Foto: Divulgação
O Recife Expo Center é o palco da Multimodal Nordeste 2025, evento que será encerrado nesta sexta-feira (7) e reafirma sua posição como um dos mais relevantes do setor logístico, de transporte de cargas e comércio exterior das regiões Norte e Nordeste. A cerimônia de abertura reuniu representantes do poder público, lideranças empresariais, parceiros institucionais e nomes de peso da logística nacional.
Em sua segunda edição, a feira dobrou de tamanho em relação ao ano anterior, reunindo 100 marcas expositoras e estimando atrair cerca de 10 mil visitantes ao longo dos três dias. A programação acontece das 14 às 20 horas, combinando rodadas de negócios, painéis temáticos e exposições que exploram o futuro da cadeia logística no Brasil.
“A primeira edição revelou a carência de um evento como este no Nordeste. Hoje conseguimos reunir grandes players de transporte rodoviário, marítimo, aéreo, armazenagem e sistemas logísticos, conectando todo o setor”, destaca Domênico Carneiro, diretor da feira.
Nomes de peso participam da Multimodal
Ao lado dos organizadores Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes, Carneiro recebeu autoridades como Manoel Ferreira Júnior, presidente de honra da feira; Paulo Nery, representando o Porto do Recife; Bruno Veloso (FIEPE); Roberto de Abreu e Lima (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaboatão dos Guararapes); Thiago Ângelo (Secretaria de Turismo do Recife); André Teixeira Filho (Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco), e Eduardo Loyo (Empetur).
O foco da edição 2025 está na integração entre modais e nas inovações tecnológicas que transformam o setor. “Suape representa a logística digital de Pernambuco. É um complexo industrial-portuário estratégico e estamos vivendo um momento oportuno para discutir inovação, transição energética e integração com a Ferrovia Transnordestina”, afirma Rinaldo Lira, diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária do Porto de Suape.
Com a ampliação do evento e o expressivo engajamento do setor, os organizadores já vislumbram novos patamares. “A primeira edição foi um sucesso e, para 2025, conseguimos dobrar o tamanho da feira. Já temos fila de espera para 2026, o que comprova a força desse projeto”, ressalta Rodrigo da Fonte, diretor da Insight Feiras & Negócios e da Multimodal Nordeste.

Feira conta com grandes players apresentando suas soluções em logística
Entre os destaques do pavilhão de exposições, a empresa NDD apresentou o NDD Log, plataforma voltada à gestão inteligente de fretes, cobrindo todo o processo logístico, do planejamento à execução. “É uma solução pensada para embarcadores que desejam eficiência na gestão do frete, com redução de até 7% nos custos logísticos”, explica Alceu Keller, diretor comercial da companhia. Ele também destacou o Green Carbon, iniciativa de cálculo da pegada de carbono com compensação via plantio de árvores, alinhada às diretrizes de ESG.
Conecta Multimodal: inovação e estratégia em pauta
Complementando a programação da feira, o Conecta Multimodal reúne especialistas, executivos e autoridades para três dias de debates estratégicos sobre os rumos da logística no Brasil. Em foco, temas como inteligência artificial aplicada à cadeia logística, sustentabilidade, transição energética, supply chain e o papel da cabotagem no cenário nacional.
Com painéis realizados das 14 às 19h30, o fórum se destaca como espaço de troca de experiências e visão de futuro. “É uma oportunidade de compartilhar conhecimento e fomentar inovação, com temas como tecnologia, sustentabilidade e a participação feminina na logística”, complementa Pedro Macedo, coordenador do espaço dedicado a esses debates.
Mais notícias
Registro Natalino



























