CDL CRÊ EM ALTA DE 8%

Natal deverá movimentar R$ 540 milhões este ano no comércio varejista cearense

Por Marcelo Cabral - Em 22/10/2025 às 10:58 AM

Natal representa a melhor época de vendas do ano para o comércio          Foto: Douglas Filho/Portal IN

O clima natalino começa a tomar forma nos principais polos comerciais da Grande Fortaleza. Entre luzes, vitrines temáticas e campanhas promocionais, lojistas e shoppings intensificam os preparativos para a temporada mais rentável do ano. A expectativa é movimentar cerca de R$ 540 milhões no Ceará, impulsionada por um crescimento projetado de 10% nas vendas em relação a 2024.

De acordo com Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, o ciclo de comercialização do Natal, que tradicionalmente se inicia em 20 de novembro, vem sendo planejado desde o primeiro semestre. “O varejo tem mantido uma trajetória positiva desde 2022, mesmo com a pressão inflacionária e os juros elevados”, observa.

A CDL estima um avanço de 8% a 10% nas vendas durante a Black Friday e de 6% a 8% nos 15 dias que antecedem o Natal. O maior desafio, porém, está na escassez de mão de obra. “Hoje há uma deficiência de cerca de 20% no comércio. De cada dez vagas abertas, apenas oito são preenchidas. Até os filhos dos lojistas têm resistido a atuar no setor”, destaca o dirigente.

Experiência e encantamento nos shoppings

Nos grandes centros de compras, o espírito natalino ganha forma com cenários imersivos e experiências voltadas às famílias. No Shopping Iguatemi Bosque, a administração prevê um aumento de 15% nas vendas e 10% no fluxo de visitantes. Segundo o superintendente Wellington Oliveira, a aposta está em uma decoração interativa e instagramável, acompanhada de brinquedos temáticos e uma campanha promocional que será lançada nos próximos dias. “As lojas estão preparadas com estoques reforçados e equipes ampliadas para a Black Friday e o Natal”, ressalta Oliveira.

Já nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, administrados pelo Grupo JCPM, as inaugurações das decorações natalinas estão marcadas para 1º de novembro. O primeiro traz o tema ‘Circo’, com uma roda-gigante iluminada e o tradicional brinquedo xícaras malucas. No Kennedy, os Bolofofos comandam um cenário lúdico, com piano interativo, piscina de bolinhas e atrações musicais. “O Natal é sempre uma oportunidade estratégica para impulsionar o varejo e fortalecer o vínculo com o público”, afirma o grupo.

Logística antecipada e importações aquecidas

O encantamento natalino também movimenta os bastidores da logística. Segundo Augusto Fernandes, CEO da JM Negócios Internacionais, o planejamento do período começa cedo – ainda em março – e atinge o auge em setembro. “Neste ano, mais de 100 contêineres com produtos natalinos já desembarcaram pelo Porto do Pecém”, revela o especialista.

Entre os itens mais importados estão árvores de Natal, pisca-piscas, bolas, festões e guirlandas, liberados pela aduana geralmente apenas em novembro. Mais do que um espetáculo visual, o período é um reforço signifiativo para a economia local, exigindo planejamento logístico, financeiro e estratégico para sustentar a principal data comemorativa do comércio varejista brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business