
Nova era ESG
Natura, Boticário e Ambev lideram agenda de responsabilidade empresarial no Brasil
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 23/05/2025 às 8:00 AM

O ranking é uma referência fundamental para medir o avanço e o compromisso das empresas brasileiras com práticas que equilibram lucro, ética e impacto social Foto: Freepik
A 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024 confirma o protagonismo de Natura, Grupo Boticário e Ambev na sustentabilidade empresarial brasileira. A Natura lidera pelo 11º ano consecutivo, seguida pelo Grupo Boticário e pela Ambev, que subiu seis posições, consolidando-se no terceiro lugar.
O levantamento avalia a performance das companhias nas três dimensões do ESG — Ambiental, Social e Governança — e destaca a Natura como líder em todas elas. O Mercado Livre, que avançou três posições, e a Nestlé, que subiu para o quinto lugar, também se destacam entre as que mais evoluíram.
“Hoje, as questões relacionadas ao ESG não são apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. As empresas precisam alinhar suas operações aos princípios de sustentabilidade, ética e impacto social, pois isso reflete diretamente na confiança dos consumidores, colaboradores e investidores”, ressalta Lylian Brandão, CEO da Merco no Brasil.
Diversidade setorial
Além das três primeiras colocadas, o Top 10 inclui empresas como Magazine Luiza, Toyota, Unilever, Google e Johnson & Johnson — todas retornando ao seleto grupo neste ano. O ranking revela diversidade setorial, com forte presença dos setores de cosméticos e perfumaria, comércio eletrônico, indústria automotiva e bens de consumo.
A pesquisa é elaborada a partir de 25 fontes e mais de 15 mil entrevistas, iniciando pela opinião de 565 executivos de empresas brasileiras com faturamento superior a R$ 200 milhões. O processo é ampliado por especialistas, analistas, ONGs, sindicatos, imprensa, governo e outros atores relevantes.
Esse rigor torna o ranking uma referência fundamental para medir o avanço e o compromisso das empresas brasileiras com práticas que equilibram lucro, ética e impacto social, traçando um caminho sustentável para o futuro dos negócios no país.
Mais notícias


Reparo automotivo
