TENDÊNCIAS

Natureza, experiências e grandes eventos devem moldar o turismo em 2026

Por Redação - Em 08/01/2026 às 6:00 AM

São Miguel Dos Milagres

Aparecem na lista de locais em ascensão, com destaque para localidades como São Miguel dos Milagres, em Alagoas, e Garopaba, em Santa Catarina

O setor de turismo segue em transformação e 2026 promete consolidar movimentos que já vêm ganhando força nos últimos anos. Segundo dados internos da plataforma Airbnb, os viajantes estão cada vez mais interessados em experiências autênticas, rotas ligadas à natureza e viagens impulsionadas por grandes eventos ao redor do mundo.

Entre as principais tendências apontadas para o próximo ano está o crescimento do interesse por destinos fora dos tradicionais centros urbanos. Cidades e regiões com charme natural — especialmente no litoral e no interior do Brasil — aparecem na lista de locais em ascensão, com destaque para localidades como São Miguel dos Milagres (AL) e Garopaba (SC).

O estudo mostra ainda que os viajantes buscam cada vez mais vivências imersivas e ligadas ao contato com o ambiente e a cultura local. Passeios ao ar livre, atividades culturais e experiências como caminhadas em paisagens naturais ou navegações ao pôr do sol estão entre as atrações mais procuradas pelos hóspedes no país.

Os grandes eventos também devem exercer forte influência sobre as viagens em 2026. Cerca de 65% das datas e destinos mais buscados globalmente coincidem com acontecimentos como a Copa do Mundo da Fifa, os Jogos Olímpicos de Inverno e festivais musicais de grande porte, apontando para um turismo cada vez mais relacionado a experiências coletivas e momentos temporais específicos.

Além disso, o comportamento da chamada Geração Z tende a acelerar o formato de “escapadas rápidas”, com viagens internacionais de curta duração valorizadas por itinerários ricos em cultura, gastronomia e vida urbana vibrante.

Especialistas do setor interpretam essas preferências como sinais de um turismo mais personalizado e conectado ao estilo de vida dos viajantes, que agora priorizam autenticidade, conexão com o entorno e experiências significativas em suas jornadas.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business