NDB focará em projetos de segurança hídrica e infraestrutura

Por Admin - Em 30/07/2019 às 1:29 PM

Os principais desafios do Nordeste e as estratégias do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para superá-los foram debatidos durante evento, nesta terça-feira, que reuniu representantes de vários estados nordestinos. Segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana e outras infraestruturas serão os pontos prioritários dos projetos a serem financiados pelo NDB.

A vice-governadora Izolda Cela recebeu, no Palácio da Abolição, o vice-presidente da entidade de financiamento internacional, José Buainain Sarquis e demais autoridades. O prefeito Roberto Cláudio e o secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Alfredo Gomes, participaram do seminário, que também comemorou os cinco anos do banco dos Brics, criado durante a reunião de cúpula realizada em Fortaleza, em 2014.

“É um banco que tem uma complementariedade de fomento de projetos importantes de infraestrutura, desenvolvimento sustentável. E o Nordeste pode ter um status de prioridade, em função dos desafios que o País enfrente, na questão das desigualdades regionais”, explicou Izolda Cela.

Ela também confirmou que uma nova expansão do Porto do Pecém já está sendo planejada. “Inclusive, ontem, na Reunião de Governadores do Nordeste, primeira após a formalização do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, até para pleitearmos financiamentos do NDB, essa articulação que está sendo construída é importante”, destacou.

Roberto Cláudio disse ter formalizado uma carta-consulta ao NDB, dentro do Programa Fortaleza 2040, em especial na questão de infraestrutura, resíduos sólidos, mobilidade urbana e saneamento.

“Caso a gente não consiga aprovar até o final do próximo ano, deixaremos bem adiantado para que a próxima gestão possa assinar o primeiro financiamento com o NDB, estabelecendo uma parceria de valor estratégico, porque aprofunda e aproxima as relações política e administrativas entre estas cinco nações do mundo”, disse o prefeito de Fortaleza.

O secretário Erivaldo Gomes salientou que o Ministério da Economia apoia os projetos desenvolvidos no Ceará e no Nordeste. “Nossa área é de avaliação e aprovação de projetos de financiamento externo, e governança dos bancos multilaterais, e a prioridade as prioridades que temos dado é aderência à agenda de reformas do Governo, financiamento de projetos de infraestrutura física sustentável, alavancando o setor privado nacional, sendo que há projetos sendo desenvolvidos, negociados, e em breve o prefeito terá boas notícias”, ressaltou.

Para o VP do NDB, J.B. Sarquis, o banco se dedica a investimentos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, sobretudo água, saneamento e irrigação, que é um eixo fundamental para os cinco países foi Brics. “É importante que o NDB se torne uma plataforma de aprendizado sobre novos projetos e tecnologias nesse setor”.

Energia renovável também é uma área na qual o NDB já está atuando no Nordeste, inclusive em parceria com o BNDES. “Mobilidade urbana, transporte, logística, portos e aeroportos são outras áreas promissoras. O NDB está em sua fase inicial de desenvolvimento e vai acelerar muito mais as suas operações no Brasil, em especial no Nordeste, em todos esses setores”, asseverou.

Ele lembrou, ainda, que hoje há importantes projetos no Brasil no sentido de promover a participação da iniciativa provada em infraestrutura. “E o NDB apostará nesse segmento, com o Brasil, para aprovar bons projetos. Isso é muito dinâmico, pois após a análise inicial, eles são submetidos ao Conselho de Diretores do banco, formado por representantes dos ministérios da Economia dos cinco países. A carteira do NDB no Brasil está sendo ampliada e, hoje, financiamos US$ 10 bilhões nestes cinco países, trabalhando para atingirmos sua velocidade de cruzeiro, que é de US$ 50 bilhões, com possibilidade de expansão”, completou J.B. Sarquis.

Seminário contou com a participação de representanres dos nove estados da Região Nordeste

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business