Turismo Criativo
Netflix e Embratur selam parceria para promover Brasil como destino de séries e filmes
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 02/06/2025 às 7:00 AM

A parceria também prevê o lançamento de um guia de viagem que reunirá roteiros e experiências turísticas baseadas em títulos de destaque da Netflix Foto: Divulgação/Embratur
O audiovisual brasileiro acaba de ganhar um novo impulso no cenário internacional. Em um acordo estratégico anunciado nesta sexta-feira (30), durante o Rio2C, a Netflix e a Embratur firmaram uma cooperação para potencializar o turismo no Brasil a partir das histórias contadas por produções nacionais.
A proposta parte de um entendimento simples, mas poderoso: filmes e séries têm o potencial de transformar paisagens em sonhos de viagem. O acordo se inspira em iniciativas já consolidadas em países como França e Espanha, onde o audiovisual se tornou ferramenta de valorização cultural e fomento econômico.
Séries, paisagens e projeção internacional
O plano contempla um vídeo promocional que vai destacar locações de produções da Netflix já conhecidas do público, como Cidade Invisível, gravada na Amazônia; Casamento às Cegas Brasil, que passou por Trancoso (BA) e Bom Jardim da Serra (SC); e Sintonia, ambientada na periferia paulistana.
“A força do audiovisual vai muito além da tela. Ele conecta culturas, movimenta economias locais e, principalmente, inspira viagens. Essa parceria é uma maneira concreta de transformar histórias brasileiras em experiências reais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
A iniciativa também inclui o lançamento de um guia de viagem com roteiros inspirados em títulos de alto engajamento da plataforma. A publicação deve sair no fim do ano e reunirá experiências ligadas aos principais ativos culturais e naturais que a Embratur deseja promover no exterior.
Economia criativa em foco
Segundo Mariana Polidorio, diretora de Políticas Públicas da Netflix, o acordo reforça o compromisso de longo prazo da empresa com o Brasil. “Sabemos que as histórias que contamos ajudam a projetar o país para o mundo e têm impacto direto na economia local, na cultura e no turismo — tanto nacional quanto internacional.”
A parceria sinaliza um caminho virtuoso: o da integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico. E confirma o audiovisual como um ativo estratégico para colocar o Brasil no roteiro dos viajantes que se deixam guiar pelas telas.
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