AÇÕES RELEVANTES
Neuri Freitas apresenta os principais projetos da Cagece à diretoria da CDL
Por Marcelo Cabral - Em 05/08/2025 às 7:48 PM

Neuri Freitas explicou as intervenções da Cagece aos integrantes da CDL Foto: Divulgação
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, foi recebido nesta terça-feira (5) pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, para apresentar os principais projetos que impactam diretamente o ambiente de negócios e o comércio varejista da capital cearense. O encontro foi conduzido pelo presidente da CDL, empresário Assis Cavalcante, e contou com a participação de demais representantes da entidade.
Entre os temas discutidos, ganharam destaque o andamento do projeto da usina de dessalinização de água do mar que será instalada na Praia do Futuro – a ‘Dessal Ceará’; a ampliação da rede de hidrantes na área comercial, e o sistema de combate a incêndios no Centro da cidade, em articulação direta com o Corpo de Bombeiros.
“O Centro de Fortaleza já conta com uma rede estruturada de hidrantes, com tubulações de 100 milímetros ou mais, capazes de garantir abastecimento adequado para os equipamentos de segurança. As ampliações seguem sempre as demandas técnicas apresentadas pelos bombeiros. Eles nos falam onde é necessário, vamos lá e fazemos a instalação”, explica Neuri Freitas.
Dessalinização: segurança hídrica para o futuro da Capital
Apontado como um dos projetos mais estratégicos do Estado, a ‘Dessal Ceará’ visa garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza nos próximos anos. A usina, inédita no Brasil em escala semelhante, utilizará tecnologia de última geração para transformar água do mar em água potável, reforçando o sistema de abastecimento da Capital e de municípios vizinhos.
Segundo o presidente da Cagece, o cronograma da obra passou por ajustes devido à necessidade de alteração do local original da planta na Praia do Futuro, motivada pelo cabos submarinos de fibra óptica na área inicialmente prevista. “A realocação do projeto exigiu negociações e indenizações às famílias impactadas, mas todo esse processo já foi finalizado. A área está cercada, regularizada, e agora aguardamos apenas a emissão do licenciamento ambiental”, afirma.
A expectativa da Cagece é que a licença seja emitida ainda este mês, viabilizando o início das obras da usina. “A dessalinização é uma solução estratégica que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a segurança no abastecimento da água para os próximos ciclos de crescimento urbano e econômico”, complementa Neuri Freitas.
Mais notícias
agenda brasileira




























