SEMINÁRIO EM NATAL
Neuri Freitas defende eficiência, inovação e cidadania no saneamento básico
Por Marcelo Cabral - Em 17/07/2025 às 4:26 PM

Neuri Freitas, à esquerda, com representantes de outras companhias de saneamento brasileiras e a governadora Fátima Bezerra, anfitrião do evento Foto: Divulgação
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe), Neuri Freitas, participou nesta quinta-feira (17), em Natal (RN), do 5º Seminário Nacional de Práticas Comerciais em Saneamento. O evento reuniu cerca de 250 especialistas para discutir inovação tecnológica, eficiência na gestão comercial e os desafios rumo à universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil.
Com o tema ‘Excelência na jornada do cliente’, o encontro nacional propôs um olhar estratégico sobre a transformação digital e a gestão comercial no setor de saneamento, considerando os desafios impostos pelo novo marco legal. O seminário encerra amanhã, mas muitos outros assuntos relevantes, referentes ao saneamento básico, serão discutidos.
Durante a manhã, Neuri Freitas conduziu a palestra ‘Projetos de Performance – Como transformar perdas em oportunidades lucrativas de receitas’, na qual apresentou os avanços da Cagece em áreas como arrecadação, cobrança e eficiência operacional. Ele também compartilhou iniciativas voltadas ao atendimento à população cearense, destacando a atuação preventiva e orientadora da companhia. “O corte do fornecimento de água tratada é utilizado como último recurso”, ressalta.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, elogiou a atuação de Neuri à frente da Aesbe e da Cagece, ressaltou o impacto positivo de sua liderança no avanço das políticas públicas de saneamento básico. “Quero parabenizar o Neuri, presidente da Cagece e que lidera de forma muito competente o trabalho que a Aesbe desenvolve em todo o País, fortalecendo o papel das companhias de água e esgoto para que elas possam avançar, se apresentar como empresa pública, mas eficiente, e focadas naquilo que a população espera: o cumprimento do novo marco legal do saneamento, no que diz respeito ao abastecimento de água e esgotamento sanitário”, afirma a chefe do Executivo potiguar.
Durante sua exposição, Neuri Freitas também chamou atenção para a importância da conexão da população à rede regular de saneamento, não apenas como um avanço técnico, mas como um ato de cidadania. Ele alertou para os prejuízos gerados por ligações clandestinas e reiterou a necessidade de envolvimento social. “As ligações com a rede de saneamento básico geram mais cidadania; se faz necessário um combate efetivo às ligações irregulares de esgoto, mas também é importante haver um engajamento da população, para que os serviços possam ser prestados cada vez com mais qualidade”, destaca
O seminário nacional é uma iniciativa da Aesbe e e da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), tendo como objetivo principal fortalecer a cooperação entre empresas públicas de saneamento, aproximar o setor das melhores práticas de gestão e estimular a modernização dos serviços oferecidos à sociedade.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























