SEGURANÇA JURÍDICA
Neuri Freitas diz que obras da usina de dessalinização começam em outubro
Por Marcelo Cabral - Em 25/09/2025 às 2:16 PM
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, anunciou que as obras da usina de dessalinização da água do mar – o projeto Dessal do Ceará -, devem ter início já no mês de outubro, na Praia do Futuro. O avanço do cronograma ocorre após a cessão de uso do terreno pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), um dos últimos trâmites legais antes da execução.

Neuri Freitas destaca a relevância do projeto Foto: Ascom/Cagece
Outro marco importante foi a emissão da Licença de Instalação, concedida este mês pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Estas questões asseguram segurança jurídica ao projeto e garantem a preservação ambiental da área onde será implantada a planta de dessalinização, considerando integralmente o escopo técnico apresentado. O empreendimento será conduzido pela Cagece, em parceria com a concessionária Águas de Fortaleza, liderada pela Marquise Infraestrutura.
“Estamos na reta final para cumprir todas as exigências legais antes do início das obras. Agora, aguardamos a emissão do alvará de construção pela Prefeitura de Fortaleza e a autorização para instalação do canteiro de obras, que também depende da aprovação da gestão municipal”, ressalta Neuri Freitas.
Infraestrutura estratégica para o Ceará
A usina de dessalinização integra as políticas estaduais de diversificação da matriz hídrica, cujo objetivo é reduzir a dependência de chuvas e reservatórios, em um contexto marcado pela escassez de chuvas e pelas mudanças climáticas. O equipamento terá capacidade para produzir um metro cúbico de água tratada por segundo, representando um investimento robusto em infraestrutura e inovação tecnológica.
Com previsão de atender cerca de 720 mil pessoas, o projeto garantirá segurança hídrica para Fortaleza, ampliando a resiliência da capital frente às variações climáticas e assegurando o uso sustentável dos recursos naturais. A iniciativa simboliza um passo decisivo do Ceará rumo a uma gestão hídrica mais moderna, estável e preparada para os desafios ambientais do futuro.
Mais notícias
Registro Natalino



























