Mercado Imobiliário

Nordeste assume protagonismo nas vendas de imóveis no Brasil no 1º trimestre

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 23/05/2025 às 10:19 AM

Venda De Imóveis Foto Freepik

A região se destacou com crescimento de 27,3% nas vendas, totalizando 20.735 unidades comercializadas Foto Freepik

O mercado imobiliário brasileiro iniciou 2025 com desempenho positivo, impulsionado pelo avanço expressivo da região Nordeste. No primeiro trimestre, o país vendeu 102.485 imóveis residenciais, alta de 15,7% frente a igual de 2024. O Nordeste se destacou com crescimento de 27,3% nas vendas, totalizando 20.735 unidades comercializadas e consolidando-se como a região de maior dinamismo no setor.

O levantamento é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica e o Senai. O estudo mostra que, apesar de o Sudeste seguir como maior mercado em volume (com 51.737 unidades e crescimento de 15,3%), é o ritmo de expansão nordestino que chama atenção e reposiciona a região no radar de incorporadoras e investidores.

Outras regiões também registraram crescimento: o Sul teve alta de 10,1% (21.688 imóveis vendidos), o Norte avançou 16,5% (2.486 unidades) e o Centro-Oeste cresceu 3,7% (5.479 unidades).

Estoques mais enxutos

O número de imóveis lançados no país no trimestre recuou 8,1% em relação a igual intervalo de 2024, totalizando 84.924 unidades. No Nordeste, apesar do bom desempenho em vendas, houve redução de 5,8% na oferta disponível, que ficou em 54.523 unidades. A tendência de estoques mais enxutos se repetiu nas demais regiões: Norte (-11%), Sul (-6%), Centro-Oeste (-5,1%) e Sudeste (-2,7%).

Entre os destaques nos lançamentos, o Sudeste teve alta de 36,8% e lançou 45.780 novas unidades. Já o Sul teve queda de 8,1%, enquanto Norte (+5,4%) e Centro-Oeste (+13,9%) mostraram desempenho mais moderado.

Minha Casa Minha Vida ganha protagonismo

O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) continua sendo pilar importante do setor. No trimestre, respondeu por 53% dos lançamentos e 47% das vendas em todo o país. No acumulado de 12 meses, o Brasil alcançou 418.136 unidades vendidas — avanço de 22,5% em relação ao ano anterior.

A pesquisa foi realizada em 221 municípios, incluindo capitais, regiões metropolitanas e cidades de porte médio.

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