Alpamayo 1

Nvidia lança IA aberta para carros autônomos e prevê estreia de veículos nos EUA em 2026

Por Redação - Em 06/01/2026 às 12:03 AM

Nvidia

Além da novidade no segmento automotivo, a empresa também revelou seu novo processador para data centers voltados a aplicações de IA

A Nvidia anunciou, nessa segunda-feira (5), o lançamento de um novo modelo de inteligência artificial (IA) de código aberto voltado para veículos autônomos. Batizada de Alpamayo 1, a tecnologia foi apresentada como um sistema capaz de executar processos avançados de tomada de decisão e raciocínio em ambientes de condução automatizada.

Segundo a companhia, o primeiro automóvel desenvolvido com essa plataforma, em parceria com a Mercedes-Benz, deverá começar a circular em estradas norte-americanas no primeiro trimestre de 2026. A expansão para o mercado europeu está prevista para o segundo trimestre do mesmo ano, enquanto os países asiáticos devem receber os modelos entre o terceiro e o quarto trimestres.

Além da novidade no segmento automotivo, a empresa também revelou seu novo processador para data centers voltados a aplicações de IA. O chip, chamado Rubin, sucede a geração Blackwell e traz ganhos relevantes de eficiência e desempenho.

De acordo com a Nvidia, a nova plataforma reduz em até dez vezes o custo de processamento de inferência e diminui em até quatro vezes a quantidade de GPUs necessárias para o treinamento de modelos avançados de inteligência artificial, ampliando a eficiência operacional de grandes infraestruturas de computação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business