INVESTIMENTOS
ONS autoriza conexão de data centers no Ceará
Por Redação - Em 29/05/2025 às 10:51 AM

Com os novos empreendimentos, o governo espera fortalecer o Ceará como polo de inovação
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deu parecer favorável à conexão de dois data centers no Complexo do Pecém (CE) à Rede Básica de energia elétrica. Serão os primeiros empreendimentos desse tipo no Nordeste com ligação direta ao sistema nacional, representando um passo estratégico na expansão da infraestrutura digital brasileira com foco em energia limpa.
Os dois centros de dados devem entrar em operação em janeiro de 2027. Um deles será conectado à Subestação Pecém II (230 kV), e o outro à futura Subestação Pecém III (500 kV), cuja viabilidade depende de obras previstas no Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE).
Os projetos se inserem na estratégia do governo federal de atrair investimentos em data centers, com ênfase na matriz energética renovável do país. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já apresentou a proposta a investidores internacionais, destacando o potencial do Brasil como destino sustentável para esse tipo de operação.
Além da oferta abundante de energia eólica e solar no Ceará, o estado se destaca pela infraestrutura de cabos submarinos, que garantem baixa latência na conexão com outros continentes — fator decisivo para operações globais de tecnologia.
Com os novos empreendimentos, o governo espera fortalecer o Ceará como polo de inovação e consolidar o Brasil como referência em tecnologia com baixa emissão de carbono.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























