
TECNOLOGIA
OpenAI considera compra do Chrome
Por Redação - Em 23/04/2025 às 10:08 AM

O Departamento de Justiça dos EUA acusa o Google de manter um monopólio ilegal no setor de buscas online
A OpenAI demonstrou interesse em adquirir o navegador Chrome, caso o Google seja obrigado a vendê-lo por decisão judicial. A declaração foi feita por Nick Turley, chefe de produto do ChatGPT, durante o julgamento antitruste do Google, em Washington.
O Departamento de Justiça dos EUA acusa o Google de manter um monopólio ilegal no setor de buscas online e busca medidas para restaurar a concorrência. Uma das possibilidades levantadas seria a venda do navegador Chrome, embora o Google ainda não tenha sinalizado qualquer intenção de vendê-lo.
Durante o depoimento, Turley afirmou que a OpenAI procurou o Google em 2023 para integrar sua tecnologia de busca ao ChatGPT, após enfrentar limitações com o Bing, da Microsoft. O Google recusou a parceria, alegando conflitos com concorrentes.
Segundo Turley, o acesso a dados de busca é crucial para melhorar as respostas do ChatGPT, e propostas como a do Departamento de Justiça — de forçar o Google a compartilhar dados — poderiam acelerar esse avanço. Ele admitiu, no entanto, que o ChatGPT ainda está longe de alcançar autonomia em buscas.
O julgamento também revelou que o Google firmou acordos exclusivos com fabricantes como Samsung, garantindo que seu buscador fosse o padrão em novos dispositivos. A Justiça quer proibir esse tipo de contrato, que, segundo o juiz Amit Mehta, ajudou a manter o monopólio.
O Google, que pretende recorrer da decisão, argumenta que enfrenta forte concorrência no setor de IA, incluindo de empresas como Microsoft e Meta.
Mais notícias


Turismo de Negócios
