ECONOMIA
Opep mantém projeção de crescimento do PIB do Brasil, mas alerta para impacto das tarifas dos EUA
Por Redação - Em 15/07/2025 às 10:11 AM

o desempenho agrícola pode impulsionar a economia no segundo semestre de 2025, mas o efeito das tarifas americanas ameaça esse avanço caso não haja acordo entre os países FOTO: Freepik
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve suas previsões de crescimento do PIB brasileiro em 2,3% para 2025 e 2,5% para 2026. Contudo, destacou em relatório que a recente alta das tarifas dos Estados Unidos pode reduzir o crescimento econômico do país em 0,4 ponto percentual no curto prazo.
Segundo a Opep, o desempenho agrícola pode impulsionar a economia no segundo semestre de 2025, mas o efeito das tarifas americanas ameaça esse avanço caso não haja acordo entre os países. A Opep recomenda que o Brasil negocie com os EUA e busque mercados alternativos para exportações, especialmente de commodities como produtos agrícolas, metais e combustíveis.
O relatório ainda prevê inflação elevada, em torno de 5%, o que deve manter a taxa Selic alta por mais tempo para conter pressões inflacionárias. Para 2026, a Opep vê potencial para aceleração econômica com reformas fiscais, relaxamento monetário e aumento do consumo e investimentos, embora os riscos tarifários persistam.
Mais notícias
Grupos definidos




























