COMBUSTÍVEIS

Opep revisa para cima previsão de produção de petróleo do Brasil em 2025

Por Redação - Em 15/05/2025 às 6:00 AM

Plataforma De Petróleo

A Opep destaca que o crescimento da produção reflete a aceleração de campos de petróleo, embora ainda possa ser afetado por problemas operacionais

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) aumentou sua previsão de produção de combustíveis líquidos do Brasil para 2025, estimando um aumento de 165 mil barris por dia (bpd), totalizando uma média de 4,3 milhões de bpd. O número é superior à previsão anterior de alta de 100 mil bpd. A produção brasileira de petróleo bruto atingiu 3,6 milhões de bpd em março, refletindo um aumento de 130 mil bpd, o maior nível desde 2023.

A Opep destaca que o crescimento da produção reflete a aceleração de campos de petróleo, embora ainda possa ser afetado por problemas operacionais. Para 2026, a previsão permanece de aumento de 200 mil bpd, alcançando 4,5 milhões de bpd.

O Brasil segue entre os principais países fora da Opep a impulsionar a oferta global de combustíveis líquidos, ao lado de EUA, Canadá e Argentina.

Em relação à economia brasileira, a Opep manteve suas projeções de crescimento do PIB em 2,3% para 2025 e 2,5% para 2026. A inflação deve permanecer alta, perto de 5%, impactada pelo câmbio e preços de serviços. Em resposta, o Banco Central do Brasil pode adotar novas altas de juros para controlar a inflação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business