EXPERTISE NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Otacílio Valente disputará a presidência do Sinduscon-CE em momento positivo

Por Marcelo Cabral - Em 16/02/2026 às 12:53 PM

O sócio-presidente da Construtora Colmeia, Otacílio Valente, decidiu ampliar sua atuação institucional e confirmou que disputará, em maio, a presidência do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE). Com trajetória consolidada no mercado imobiliário e trânsito reconhecido entre empresários e lideranças do setor produtivo, o executivo surge como um nome de peso em meio a um momento estratégico para a construção civil cearense.

Otacílio Valente recebeu o convite de outros empresários para concorrer à eleição           Fotos: Portal IN

No ano passado, Otacílio foi convidado a integrar a chapa de Ricardo Cavalcante à reeleição na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A articulação contou com o apoio de lideranças como Beto Studart, Assis Machado e João Fiúza, que defenderam a importância de um representante da construção civil, sem vinculações políticas, para fortalecer o setor junto à FIEC e a instituições nacionais como a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com a vitória da chapa, Otacílio passou a atuar de forma mais direta na defesa de pautas estruturantes da construção civil. Agora, atende a um novo chamado do setor. “Recentemente, fui convidado para ser candidato à presidência do Sinduscon-CE, pois o Patriolino Dias não pode mais ser reeleito, e achei interessante participar da disputa, tenho mais de 40 anos como executivo da Colmeia e há 30 anos sou sócio. Fui presidente da Coopercon-CE e realizamos parcerias importantes com fabricantes de cimento, ferro e aço, o que me ajudou a ter um trânsito fácil, tanto na esfera institucional, quanto entre os nossos colegas construtores”, destacou.

A eventual eleição à presidência do Sinduscon-CE poderá ampliar sua capacidade de interlocução junto às principais esferas de governo – municipal, estadual e federal -, combinando experiência de mercado, visão estratégica e reconhecida isenção política.

Fortaleza em ciclo virtuoso

Ao analisar o cenário atual, Otacílio traça um panorama positivo para o mercado imobiliário da capital cearense. Segundo ele, Fortaleza vive o momento mais pujante do Nordeste e desponta entre os destaques nacionais em lançamentos. “Se houver uma comparação proporcional, a nossa cidade está muito bem. Acho que este ano o Brasil deverá realizar uma redução da taxa básica de juros, talvez chegando a 12% até o final de dezembro; deve continuar crescendo, e poderemos chegar a dois dígitos em lançamentos em 2026, com cerca de R$ 11 bilhões em novos empreendimentos na capital cearense”, acredita Otacílio Valente.

Super edifícios mudam o skyline da cidade, com um design arrojado, instituindo a Dubai do Nordeste

O executivo atribui parte desse desempenho às bases estruturais deixadas por gestões anteriores, citando o ex-prefeito Roberto Cláudio e a ex-secretária da Seuma, Águeda Muniz, especialmente pelas mudanças implementadas no Plano Diretor. Entre os avanços, destaca a modernização da legislação urbana e a instituição da outorga onerosa, que possibilitou a liberação do gabarito da orla, permitindo edifícios de até 50 andares – transformando o skyline da cidade. “Nossa arquitetura é arrojada, com muito design, e tem chamado a atenção de outras capitais. Já é conhecida como a Dubai do Nordeste, pelo belos edifícios que estão sendo construídos aqui”, afirmou.

Outro marco foi a revisão da fração ideal dos terrenos, que abriu espaço para novos formatos residenciais. “Isso amplia o potencial construtivo dos terrenos. Com a queda da fração ideal do terreno, proporcionou que a Colmeia lançasse a linha iHome, que está no seu segundo lançamento com uma procura grandiosa. A J.Simões foi a primeira com a os edifícios da linha J.Smart, que têm trazido novas possibilidades de moradia ou rentabilidade para investidores“, disse.

Por fim, o empresário ressalta a digitalização dos processos de aprovação junto à administração municipal como divisor de águas para o setor. “Afinal, hoje toda a documentação é encaminhada para a Prefeitura de Fortaleza de forma online, o que garante maior velocidade para a regularização dos projetos, permitindo o lançamento de um empreendimento imobiliário em até seis meses, quando antes isso poderia levar até dois anos para que houvesse a liberação das licenças ambientais“, concluiu Otacílio Valente.

Com credenciais consolidadas e discurso alinhado à modernização do ambiente de negócios, o empresário entra na disputa com a promessa de fortalecer a construção civil cearense em um momento de expansão, sofisticação arquitetônica e crescente protagonismo nacional.

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business