COMBATE AO TARIFAÇO

Pacote de apoio do Governo Federal deve contemplar os exportadores do Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 07/08/2025 às 4:00 PM

Domingos Filho, Geraldo Alckmin e Elmano de Freitas, em Brasília                        Foto: Cadu Gomes/VPR

O Governo Federal deve anunciar, nos próximos dias, um conjunto de medidas voltadas a mitigar os efeitos das novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As mudanças afetam diretamente setores exportadores do Ceará, que devem ser contemplados pelo pacote de apoio.

O tema foi tratado nesta quinta-feira (7), em Brasília, durante reunião entre o governador Elmano de Freitas e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro contou ainda com a presença do titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, Domingos Filho.

“É um conjunto de medidas que permite, nos estados, nos reunirmos com cada setor empresarial para garantir competitividade às empresas brasileiras e cearenses. Saio daqui muito satisfeito. Com essas informações, vamos nos reunir com a nossa equipe do Estado para nos prepararmos e avançarmos até o anúncio”, destaca Elmano de Freitas, em coletiva após o encontro.

Segundo o governador, uma das estratégias em estudo poderá simplificar a aquisição, por governos estaduais, de produtos que perderam competitividade no mercado externo. “No caso do Ceará, por exemplo, temos uma carga considerável de pescado, de castanha de caju, produtos que podemos comprar e queremos fazê-lo. Hoje à tarde, tenho reunião com empresários cearenses”, adiantou.

Elmano lembrou que, já no primeiro dia de vigência das tarifas, anunciou quatro frentes de ação para apoiar o setor: auxílio financeiro às empresas que exportam para os EUA; compra de produtos dessas empresas para uso em equipamentos do Governo do Ceará; antecipação de pagamento de créditos, e aumento de incentivos fiscais. As iniciativas serão acompanhadas por um Comitê Estratégico instalado para monitorar a aplicação das medidas.

“A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o projeto por unanimidade. Agora estamos trabalhando na regulamentação de cada uma das medidas e, antecipadamente, considerando as que o Governo Federal deve anunciar. Queremos, assim, poder auxiliar as empresas cearenses a manter seus negócios nos Estados Unidos. Parte daquilo que não for possível ser mantido poderá ser comprado pelas nossas possibilidades”, detalha Elmano.

De acordo com o governo estadual, a Casa Civil e a Secretaria da Fazenda já articulam alternativas com representantes de redes de supermercados para absorção de parte dessa produção.

Abertura de mercados com a China

Ainda em Brasília, na manhã desta quinta-feira, Elmano de Freitas reuniu-se com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para conversar a respeito de uma ampliação das relações econômicas com aquele país asiático e da abertura de novos mercados.

“No encontro, discutimos sobre a ampliação de rotas de navegação entre a China e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, fortalecendo ainda mais a posição estratégica do Estado no comércio global”, afirma o chefe do Poder Executivo cearense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business