
OBSERVATÓRIO
Pandemia impacta fortemente a indústria demonstram estudos da FIEC e Sebrae
Por Marcelo Cabral - Em 29/05/2020 às 5:34 PM
A pandemia do novo coronavírus tem impactado fortemente as indústrias, tanto que todos os índices, sejam eles de atividade ou de expectativa, apresentaram queda, segundo a pesquisa Sondagem Industrial, realizada pelo Observatório da Indústria, da FIEC.

Indústria cearense foi fortemente afetada neste período Foto: Divulgação
Apesar disso, é perceptível que os índices do Ceará apresentaram quedas piores do que o Brasil. Isso se deve principalmente à suspensão da atividade industrial no Ceará, o que não foi uma realidade em todas as unidades federativas do País.
Um mês após atingir o menor nível da série histórica, alguns indicadores como a Evolução da Produção e Utilização da Capacidade Instalada efetiva em relação à usual caíram novamente no mês de abril.
Além disso, o indicador de Evolução do Emprego também apresentou declínio no índice, indicando que as políticas adotadas até o momento não foram suficientes, além de muitas empresas relatarem dificuldades no acesso às políticas já implementadas.
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, 60% dos empresários que buscaram financiamento tiveram acesso ao crédito negado. Por tudo isso, a FIEC tem produzido boletins atualizados das políticas adotadas no Brasil e no mundo, que podem ser encontrados no site do Observatório da Indústria.
As expectativas para o mês de maio apresentaram uma ligeira melhora em relação ao mês anterior, mostrando um pequeno otimismo na percepção dos empresários. No entanto, as expectativas ainda são pessimistas, pois encontram-se abaixo da linha de 50 pontos.
Além disso, a pesquisa também demonstra que um dos principais fatores para esse resultado é a imprecisão, a falta de previsibilidade sobre a magnitude dos efeitos da pandemia e quanto tempo estes irão durar.
Mais notícias


REUNIÃO COM BANCOS
