estratégia tecnológica
Para o MME, data centers são questão de soberania para o Brasil
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 11/04/2025 às 11:10 AM

Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME) Foto: Divulgação
O desenvolvimento de data centers no Brasil deve ser tratado como uma estratégia de soberania digital e um vetor de dinamização do setor elétrico nacional, afirmou Thiago Barral, secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), durante o seminário virtual “Data Centers: Desafios e Oportunidades para o Setor Elétrico”, realizado na quarta-feira (09).
Barral destacou que o governo federal está articulando ações para atrair investimentos ao setor, aproveitando as vantagens competitivas do Brasil, como a ampla oferta de energia renovável e a infraestrutura de transmissão e distribuição. “O Brasil possui um pipeline quase inesgotável de projetos eólicos, solares, hidrelétricos e de biomassa, capazes de atender ao crescimento da demanda de energia elétrica por data centers”, afirmou.
Barreiras de competitividade
Ele também ressaltou a dependência do Brasil de estruturas digitais no exterior, o que compromete a soberania tecnológica do país. “Atualmente, empresas brasileiras, o governo e outros demandantes de serviços digitais dependem fortemente de data centers localizados fora do país. Isso ocorre devido a barreiras de competitividade que dificultam a atração de mais data centers para atender à demanda nacional”, explicou Barral.
O governo federal está empenhado em superar essas barreiras e promover o desenvolvimento de data centers no Brasil, fortalecendo a soberania digital e impulsionando o setor elétrico nacional.
Mais notícias
Conexão Criativa



























