TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Parceria entre SDE e Nutec visa fortalecer a inovação e o desenvolvimento do Ceará
Por Marcelo Cabral - Em 02/12/2025 às 5:37 PM
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) firmaram, nesta terça-feira (2), o Acordo de Cooperação Técnica nº 004/2025, que estabelece uma parceria estratégica com vigência até dezembro de 2027. A iniciativa tem como propósito impulsionar a inovação e fortalecer o desenvolvimento regional sustentável no Estado.

Francisco Magalhães e Domingos Filho assinaram o acordo na sede da SDE Foto: Ascom/SDE
Assinado na sede da SDE pelo secretário Domingos Filho e pelo presidente do Nutec, Francisco Magalhães, o acordo envolve gestores e representantes das duas instituições e marca um novo ciclo de integração institucional. O instrumento – que não prevê transferências financeiras -, estabelece diretrizes para compartilhamento de informações, integração de sistemas e apoio recíproco em diversas frentes voltadas ao avanço econômico e tecnológico.
A cooperação contempla ações de transferência de tecnologia, serviços tecnológicos e metrológicos, capacitações, consultorias e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Entre as iniciativas destacadas estão a atuação conjunta no Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Protec), a execução da Política Estadual de Negócios de Impacto e a participação ativa no Ceará Valley, ecossistema que integra pesquisadores, empreendedores e o setor produtivo para fomentar negócios sustentáveis baseados na bioeconomia, além das economias circular, digital e do conhecimento.
Para o secretário Domingos Filho, a parceria representa um reforço essencial à política estadual de inovação. “A união entre a SDE e o Nutec reforça o compromisso do Governo do Ceará com o avanço tecnológico e com o desenvolvimento regional sustentável, conectando pesquisa, inovação e oportunidades econômicas”, afirmou.
O presidente do Nutec destacou a relevância do acordo para consolidar resultados efetivos na gestão pública. “Agradecemos pela cooperação e, para nós, fica a responsabilidade de transformar essas ações em resultados, para que possam ser percebidos pelos que são beneficiários: os cearenses que lograrão mais satisfação, mais qualidade de vida, mais resultados com ação dos órgãos que realizam esta política pública no Estado”, concluiu Francisco Magalhães.
Mais notícias
Artes cênicas




























