DIPLOMACIA COMERCIAL
Patrícia Campos fortalece as relações bilaterais envolvendo o Ceará e Portugal
Por Marcelo Cabral - Em 08/09/2025 às 10:46 AM

Patrícia Campos tem atuado fortemente na ampliação das relações comerciais entre o Ceará e Portugal
À frente da Câmara Brasil Portugal Ceará (CBPCE) desde junho deste ano, a advogada Patrícia Campos tem conduzido um trabalho vigoroso de integração empresarial, impulsionando conexões entre empreendedores cearenses e portugueses nos mais diversos setores da economia. Sediada na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a CBPCE ocupa posição de destaque nacional, figurando como a segunda maior do Brasil em volume de negócios, atrás apenas de sua congênere de São Paulo.
Integrada à Federação das Câmaras Portuguesas, com sede em Brasília e que reúne 19 entidades no País – além de outras duas em formação -, a CBPCE compõe um ecossistema internacional robusto, formado por mais de 68 câmaras existentes em vários países do mundo. Esse arranjo permite que empresas ligadas à instituição ampliem horizontes além das fronteiras portuguesas.
“É necessário que as pessoas enxerguem, e a gente tem procurado fazer esse trabalho, que a CBPCE não oferece oportunidades de negócios somente entre Brasil e Portugal, e sim entre todos os países que falam a língua portuguesa, ou até onde não se fala o idioma. Como a Suíça, por exemplo, pois temos uma Câmara Portuguesa lá também, que faz a intermediação daquilo que for necessário”, explica.
Um papel diplomático estratégico
Entidade sem fins lucrativos, a CBPCE é reconhecida como agente oficial da diplomacia comercial entre o Ceará e Portugal. Embora não mantenha vínculo direto com o Governo do Estado, atua em sintonia com o empresariado local e goza de prestígio junto às autoridades portuguesas, que veem nas câmaras de comércio uma via eficiente, organizada e profissional de acesso ao mercado no Brasil.
Em junho, a instituição completou 24 anos de atividades e se prepara para celebrar suas Bodas de Prata em 2026. Patrícia relembra com emoção a missão recebida. “Me toquei um dia desses dessa situação e sou a primeira mulher presidente, o que me orgulha muito e, para além desse orgulho, há também a missão, o desafio que recebi, tendo sucedido o Raul Santos Neto. Ele é um grande empresário e executivo, que fez um trabalho fenomenal na câmara, de aumentar o quadro de associados, enxergar novas possibilidades e fazer a integração entre os associados e essa bilateralidade dos negócios, pois a recebi muito estruturada”.
Portugal como Hub global
Com uma diretoria coesa, a CBPCE tem se destacado ao apresentar aos cearenses os atrativos para internacionalizar suas empresas em Portugal, país que se consolidou como Hub estratégico de negócios e inovação. Entre os incentivos, destaca-se o programa Portugal 20-30, que disponibiliza recursos da União Europeia com condições inéditas: financiamento de até 75% dos projetos, dos quais 60% são não reembolsáveis, e o restante pode ser quitado em até 12 anos, com dois de carência e juros zero.
“Eles têm uma política extremamente agressiva, com programas financiados com recursos não reembolsáveis, o que traz um atrativo muito grande, não só para brasileiros, mas para pessoas ou empresas globais. Como o cearense é muito empreendedor, enxergando oportunidades de negócios, isso se torna um diferencial muito competitivo em Portugal. Tanto que daqui para lá foram muitas indústrias de alimentos, pessoas que trabalham na área de tecnologia, que mudaram Portugal nessa área de inovação”, ressalta a presidente.
Ceará como ponte para o Atlântico
A posição estratégica do Ceará, reforçada pelos portos de Fortaleza e Pecém e por um aeroporto internacional, facilita o escoamento de produtos como mel, castanha de caju, frutas, artesanato e, em breve, o Hidrogênio Verde (H²V). Apesar do embargo ao pescado cearense em solo português – questão que vem sendo tratada junto à FIEC -, o comércio bilateral avança em várias frentes.
Hoje, são 2.590 empresas portuguesas registradas aqui, segundo o último levantamenteo realizado junto à Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), com destaque para setores como imobiliário e energias renováveis. Entre elas está a francesa Qair Brasil, presidida pelo português Armando Abreu, que atua em praticamente todo o território cearense.
Novas frentes: esporte e turismo

Patrícia Campos e Benedito Simões ampliam a atuação da CBPCE
Patrícia e o marido, Benedito Simões, diretor de Novos Negócios da CBPCE, vêm ampliando a atuação da entidade, como a criação da Diretoria de Esporte e Mobilidade Global. Afinal, jovens atletas cearenses precisam ser inseridos na cultura, no idioma, conhecerem as tradições do local onde vão morar, visando promover o seu desenvolvimento de forma rápida e robusta.
“Tanto que no dia 30 deste mês vamos receber o diretor de Negócios Internacionais do Porto Futebol Clube, Ricardo Ramos, que busca novos talentos e negócios em outros países, para o futebol de campo. A partir de então teremos uma missão levando empresários do ramo, representantes dos clubes cearenses, pessoas voltadas ao esporte, para visitas em Portugal e vamos trazer empresários de lá que atuam no setor esportivo”, adianta.
O turismo também surge como vetor de oportunidades, impulsionado pelos segmentos de aventura, esportes e turismo ambiental. “Temos o turismo de kitesurf, de aventura, de negócios voltados ao esporte como beach tennis, vôlei de praia, o ecoturismo. E dentro deste nicho, há uma série de novas possibilidades”, afirma Patrícia.
Por causa de todas estas situações, próximo dia 15, a CBPCE promove um almoço-palestra com o titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, que abordará o ecossistema do turismo esportivo, destacando o impacto transformador em destinos como Cumbuco e Preá. Ele falará especialmente sobre o kitesurf e toda a expansão que a qualidade dos ventos no litoral e a receptividade do povo cearense têm promovido em diversas regiões praianas.
Um legado de relevância
Ao conduzir a CBPCE, Patrícia Campos não apenas reforça a integração bilateral entre Ceará e Portugal, mas também posiciona o Estado como protagonista em uma rede internacional de oportunidades. “Com tantas áreas de negócios a serem exploradas – tanto no Ceará quanto em Portugal -, a CBPCE tem prestado um serviço institucional de grande relevância, que acaba sendo executado por seus associados, a fim de favorecer uma prestação de maior qualidade. Quem quiser mais informações basta nos procurar por meio de nossos contatos e nas redes sociais”, conclui.
Serviço
Câmara Brasil Portugal Ceará (CBPCE)
Endereço: Avenida Barão de Studart, 1980, 2 andar FIEC.
Telefone: +55 85 3261-7423
Email: secretariace@cbpce.org.br
Site: www.cbpce.org.br.
Redes Sociais da CBPCE:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cbpce/
Facebook: https://www.facebook.com/cbpce/
Instagram: https://www.instagram.com/cbpceara/
YouTube: https://www.youtube.com/c/CâmaraBrasilPortugalnoCeará
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























