PARCERIA ESTRATÉGICA POSITIVA

Permuta imobiliária aquece mercado de altíssimo padrão na capital cearense

Por Marcelo - Em 07/02/2022 às 7:35 PM

O ritmo da construção civil segue acelerado em Fortaleza e uma modalidade de negociação de áreas espaçosas em locais nobres da cidade – a permuta imobiliária -, especialmente na região da Avenida Beira Mar e do Meireles, está com força máxima. Afinal, segundo afirmam integrantes ou executivos de empresas pertencentes a famílias muito tradicionais do Ceará, este formato representa uma parceria estratégica que traz bons resultados para todas as partes envolvidas, num jogo de ganha, ganha. Especialmente por serem empreendimentos de altíssimo padrão, com muito requinte e customizados.

Ricardo, Francelina, Haroldo e Eduardo Diogo bateram o martelo no Meireles     Foto: Portal IN

Recentemente, a família Diogo fechou uma negociação com a Simpex para a construção de 90 apartamentos com cerca de 260m², no cruzamento das ruas Nunes Valente e Deputado Moreira da Rocha, no Meireles, em um terreno com 3.300m². Trata-se de um edifício de 50 andares, com duas unidades por andar, além de cinco pavimentos de vagas de garagem.

“Nossa negociação foi 100% em permuta, pelo terreno onde ficava a casa onde eu e meus três irmãos – Haroldo, Ricardo e Francelina – nos criamos. E os imóveis serão divididos igualmente entre nós”, afirmou o empresário e diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo.

Melaine Fernandes e Eduardo Diogo fecharam uma permuta na região do Cocó

Já na região do Cocó, Eduardo Diogo e sua esposa Melaine Fernandes têm cerca 80% de um quarteirão inteiro, o qual também foi feita uma permuta integral por apartamentos de alto padrão, assim como o edifício do Meireles. Nesse caso, a parceria imobiliária é com o empresário Etevaldo Nogueira Filho, primo legítimo do ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, Ciro Nogueira.

“Na minha opinião a permuta é uma forma de aliança estratégica entre os donos de terrenos e os construtores, na qual ambos terão uma recompensa significativa. Salvo uma decisão diferente dos meus irmãos adiante, à priori, a ideia é mantermos esta mesma estratégia para outros terrenos de nossa propriedade que estão em nosso foco, nos bairros da Varjota, Dunas e orla da Praia do Futuro”, completou Eduardo Diogo.

Opinião de empresários

Ricardo Cavalcante e Fernando Cirino concordam com a estratégia de negócio

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, a estratégia da permuta imobiliária é uma maneira das famílias tradicionais da capital cearense promoverem a manutenção e a ampliação de seus patrimônios. “Quero parabenizar o nosso amigo Eduardo Diogo pela sua capacidade e inteligência na hora da negociação, pois conseguiu transformar o endereço nobre onde se criou, junto com seus irmãos, num patrimônio muito elevado, que será perpetuado para seus filhos e netos”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Sua opinião é corroborada pelo ex-presidente da FIEC e atual diretor da CNI, Fernando Cirino Gurgel, que tem larga experiência no mercado imobiliário cearense. “O investimento em imóveis é um dos mais seguros, mais sólidos que as pessoas podem fazer, pois trata-se de algo que não se pode mudar de lugar e que, se for bem localizado, como é o caso da região da Beira Mar e do Meireles, apresenta forte valorização. Assim como outros bairros da nossa Capital e a região do Eusébio, onde o grande número de condomínios horizontais de alto padrão e o elevado IDH têm atraído muitos empresários, comerciantes, executivos, para fixarem residência. Prova disso é que empresas, comércios, colégios e até um grande shopping center estão se instalando ali”, destacou Fernando Gurgel.

IDB Condominium

A Idibra, braço imobiliário da M. Dias Branco, inicia no segundo semestre deste ano, em parceria com a Diagonal Engenharia, a construção do IDB Condominium, um sonho do saudoso empresário Ivens Dias Branco, de erguer no melhor endereço da capital cearense, Avenida Beira Mar com Barão de Studart, no Meireles, um edifício único, icônico, um símbolo para o Ceará e o Brasil.

Geraldo Magela diz que o terreno é exclusivo e sua localização privilegiada

Aquele terreno, onde havia o Hotel Esplanada, é um local de vista eterna, absoluta, o que encerra uma valorização diferenciada. “Nossa Beira Mar tem pouco mais de dois quilômetros de extensão, está praticamente extinta em termos de disponibilidade de áreas. Esse formato representa uma parceria estratégica positiva para todos os envolvidos, donos do terreno, futuros proprietários e construtoras”, explicou Geraldo Magela, consultor imobiliário da Idibra.

Ele destacou que na parceria estratégica está se falando de um terreno de extrema exclusividade, ditada pela natureza, por ser uma localização privilegiada e com vista eterna. Portanto é motivo de anseio de uma parte da população que tem poder aquisitivo diferenciado.

IDB Condominium será um grande ícone da Avenida Beira Mar de Fortaleza

Com projeto do renomado arquiteto uruguaio Carlos Ott, que possui escritórios em vários países do mundo, o edifício é extremamente bonito, num lugar mais bonito ainda e mais atrativo. O IDB Condominium terá 50 pavimentos, mas com 40 apartamentos com cerca de 690m², com uma pequena variação, de acordo com a varanda, que é ondulada. E terão inúmeros equipamentos de lazer, diversão, convivência, para garantir o conforto e segurança para os seus futuros proprietários.

A parceria estratégica da Idibra, que tem uma história longa no ramo da construção civil cearense, com expertise construtiva, e a Diagonal, também detentora de conhecimento técnico muito grande e na formatação de condomínios, é extremamente positiva. “Aqui foi uma aliança estratégica entre os permutantes, a Idibra, a Diagonal, por conta da junção das expertises dessas duas empresas”, afirmou Geraldo Magela.

Como é um edifício muito alto, se faz necessária uma série estudos técnicos sobre ventos, fundações, mas a pretensão é que no segundo semestre as obras sejam iniciadas. A partir disso, com um prazo médio de 48 meses as obras devem ser concluídas e os proprietários poderão receber suas unidades de altíssimo padrão, no melhor endereço da capital cearense, devendo se tornar um ícone entre os condomínios verticais da cidade.

Estratégia e expertise

A parceria com a Diagonal também foi destacada pelo empresário João Fiuza, presidente da Diagonal Engenharia o edifício está numa localização muito bem posicionada, pois aquele terreno é único. “Esse modelo de permuta é clássico, pois as obras de alto padrão só se viabilizam financeiramente por conta de ser condomínio fechado, que é a expertise da Diagonal. Ele requer obras personalizadas, apartamentos personalizados, e fica muito difícil estruturar uma forma diferente para isso. A Diagonal fez 40 anos em 2021 e o nosso DNA, nossa expertise sempre foi fazer isso. Todos os condomínios de alto padrão foram pautados em cima de permutas, com a maioria das grandes famílias cearenses, como Macêdo, Bezerra, Dias de Sousa, Torres de Melo, Nogueira e Dias Branco”, explicou.

João Fiuza ressalta que a permuta é um modelo clássico para obras de alto padrão

A Idibra e a Diagonal se juntaram, montaram o condomínio de construção e levaram ao mercado, dizendo que o edifício custará tantas unidades em permuta para pagar o terreno e um valor em dinheiro para pagar a construção. “Assim como fizemos há 40 anos com o Solar Volta da Jurema, na época do seu Ivens Dias Branco, que até hoje é um prédio de referência na nossa Capital. Também viabilizamos nesse formato o edifício Lido, o Jangada, o Mirante da Praia, o Mansão Macêdo. A Idibra vai fazer a parte da construção em si, a gente entra com a nossa expertise na montagem do condomínio, na viabilização das vendas, dá o suporte técnico durante a obras, mas a gestão é da Idibra. Juntando essas duas marcas vamos viabilizar o IDB Condominium, que era o projeto dos sonhos do seu Ivens, desenvolvido pelo Carlos Ott, em parceria com o escritório Cia de Arquitetura”, lembrou.

Será um edifício único, que vai marcar a cidade, perpetuando uma arquitetura diferenciada, num lugar ímpar, que terá Oceano Atlântico como seu principal vizinho. “Trata-se de um projeto emblemático, que será destaque, e uma versão atualizada do Solar Volta da Jurema na sua época, que inclusive as áreas dos apartamentos são similares, com três frentes, uma versão turbinada e contemporânea. E veio para melhorar ainda mais o projeto o fato de a Prefeitura de Fortaleza permitir, por conta da outorga, subir o prédio a um limite de 165 metros. Estamos finalizando os projetos executivos, devido a alguns ajustes realizados e no início de agosto deveremos começar a obra, que por causa de sua altura, de altíssimo padrão e por ser customizada, requer concretos de resistências elevadas, mais cuidado com segurança no trabalho, cuidados especiais com revestimentos, uma tecnologia diferenciada, para realizar o sonho dos clientes”, completou João Fiuza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business