Segundo IBGE
Pernambuco lidera crescimento industrial no país em fevereiro
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 09/04/2025 às 12:05 PM

O setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos foi o principal impulsionador do crescimento industrial em Pernambuco Foto: Divulgação
A indústria pernambucana registrou um crescimento de 6,5% em fevereiro, destacando-se como o maior avanço do país no período, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE divulgados nesta terça-feira (8). Esse resultado contrasta com a tendência nacional de queda, onde a produção industrial variou -0,1%.
O setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos foi o principal impulsionador desse crescimento em Pernambuco, compensando parte da queda de 25,1% observada em janeiro. Esse desempenho positivo é o mais intenso desde dezembro de 2023, quando a indústria pernambucana cresceu 10,1%.
Panorama nacional
No cenário nacional, sete dos 14 estados analisados apresentaram recuo na produção industrial entre janeiro e fevereiro. As maiores quedas foram registradas na Bahia (-2,6%), Ceará (-1,0%) e São Paulo (-0,8%).
Comparando com fevereiro de 2024, a indústria pernambucana teve uma queda de 21,3%, menor apenas que a do Rio Grande do Norte (-24,5%). No acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco apresentou um crescimento de 0,8%, acompanhado por 14 dos 17 estados pesquisados.
No acumulado do ano, 14 estados mostraram menor dinamismo em relação aos índices de janeiro. Entre eles, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Sul e Ceará. Por outro lado, Pará e Paraná registraram ganhos no período.
Mais notícias
ABECS



























