greve encerrada
Petrobras fecha acordo com 100% da inflação e 0,5% de ganho real aos petroleiros
Por Redação - Em 02/01/2026 às 10:58 AM

O texto final foi firmado após sucessivas rodadas de negociação com as entidades sindicais
Após quatro meses de negociações, os trabalhadores da Petrobras aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com validade até 2027, encerrando o movimento grevista. Segundo a estatal, as paralisações não provocaram impactos na produção nem no fornecimento de combustíveis.
O acordo prevê reajuste de 100% da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2025, além de ganho real de 0,5%. Para 2026, o compromisso é de reposição integral da inflação do período. O texto final foi firmado após sucessivas rodadas de negociação com as entidades sindicais.
A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), que representa cerca de um quinto do efetivo da companhia, foi a última a aderir ao acordo. A entidade avaliou que o entendimento evitou a abertura de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), prevista para esta semana.
Apesar da assinatura, a FNP afirma que parte das reivindicações históricas não foi atendida, especialmente as relacionadas à recomposição de perdas salariais acumuladas em anos anteriores. As entidades sindicais também cobraram a retomada das discussões sobre um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para a categoria.
Mais notícias
STF decide





























