Conselho Monetário
Pix Automático será obrigatório em débitos interbancários de empresas a partir de outubro
Por Redação - Em 26/09/2025 às 2:30 PM

Os contratos já existentes terão um período maior de adaptação: até 1º de janeiro de 2026
A partir de 13 de outubro, novas autorizações de cobrança recorrente feitas por empresas deverão ser realizadas exclusivamente por meio do Pix Automático, mecanismo criado pelo Banco Central para digitalizar e padronizar esse tipo de operação.
A medida foi aprovada nessa quinta-feira (25) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Os contratos já existentes terão um período maior de adaptação: até 1º de janeiro de 2026.
Com o Pix Automático, o cliente precisa validar cada autorização de cobrança no aplicativo do seu banco, o que garante mais transparência e evita débitos não reconhecidos. Além disso, o usuário pode estabelecer limites de valor, acompanhar todas as transações e cancelar cobranças a qualquer momento.
Benefícios esperados
Segundo o Banco Central, a substituição dos débitos automáticos tradicionais traz ganhos de eficiência e segurança, reduz o risco de inadimplência e amplia a concorrência entre instituições, já que a ferramenta está integrada ao ambiente do Open Finance.
Lançado em junho, o Pix Automático foi projetado para facilitar pagamentos recorrentes, como contas de energia e água, mensalidades escolares e assinaturas de serviços digitais.
Mais notícias
Conexão Criativa



























