MELHORIA

Pnad mostra que desemprego caiu 0,6% no trimestre encerrado em novembro, um novo recorde

Por Marcelo - Em 27/12/2019 às 3:51 PM

Trabalho formal tem crescido no País nos últimos meses                                                                       Foto: Divulgação

O resultado da Pnad do IBGE, divulgado nesta sexta-feira (27), revela que a taxa de desemprego registrou uma queda de 0,6% no trimestre encerrado em novembro, na comparação com o trimestre anterior, atingindo a marca de 11,2%.

Isso demonstra que a economia brasileira vem recuperando, mesmo que ainda de maneira lenta, a sua trajetória de crescimento. Esse bom resultado ainda foi influenciado pelas contratações temporárias de final de ano, sendo que algumas dessas pessoas deverão ser efetivadas.

O levantamento do IBGE demonstra, ainda, que o total de pessoas que estão trabalhando por conta própria, ou seja, sem carteira assinada, atingiu a marca de 24,6 milhões, representando o maior volume deste janeiro de 2012.

Já entre aquelas pessoas que estão trabalhando com carteira assinada, o número chegou a 94,4 milhões, um novo recorde e um crescimento de 0,8% na comparação com o trimestre anterior. Apesar disso, a Pnad mostra que 11,9 milhões de trabalhadores permanecem desempregados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business