MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Polo Automotivo do Ceará anuncia início de produção do Spark EUV em Horizonte

Por Marcelo Cabral - Em 08/09/2025 às 7:31 PM

Spark EUV será o primeiro veículo produzido no polo cearense                 Foto: Douglas Filho/Portal IN

O Ceará dá início a um novo capítulo em sua trajetória industrial e de inovação com a entrada em operação do Polo Automotivo do Ceará, instalado em Horizonte. Modelo inédito de planta multimarcas no Brasil, o polo terá a General Motors (GM) como primeira montadora a produzir veículos no equipamento, consolidando o Estado como protagonista na agenda de mobilidade sustentável.

O projeto nasce com foco na fabricação de veículos elétricos e híbridos, em consonância com o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal, que oferece incentivos fiscais para estimular a transição energética no setor automotivo.

Elmano de Freitas comemora a conquista da produção do Spark EUV

“O Ceará passará a produzir o primeiro carro 100% elétrico no Polo Automotivo em Horizonte, a primeira planta multimarcas do Brasil. O Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors, reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, afirma o governador Elmano de Freitas. “É uma grande conquista receber uma empresa do porte da GM como pioneira nesse projeto que inaugura um novo ciclo de inovação, desenvolvimento e geração de empregos para o nosso Estado. O futuro da indústria automotiva passa por aqui, no Ceará, e segue acelerando rumo a muitas conquistas”, completa.

Primeira produção: Chevrolet Spark EUV

O Chevrolet Spark EUV será o primeiro modelo a sair da linha de produção cearense, fruto de contrato firmado entre a GM e a Planta Automotiva do Ceará (PACE), pertencente ao grupo Comexport. Inicialmente, as peças serão importadas e montadas na unidade em Horizonte, dando o pontapé para a consolidação do mercado nacional de carros elétricos.

Para Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o impacto vai além da produção. “A chegada do Spark ao Ceará permitirá maior competitividade de preços e estimulará a formação de uma cadeia regional de fornecedores de peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos. O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, avalia.

Investimento e geração de empregos

Gerido pela Adece, o Polo Automotivo do Ceará foi anunciado em agosto de 2024 e já nasce robusto, pois receberá cerca de R$ 400 milhões em investimentos na primeira fase. Sua capacidade inicial será de produzir 80 mil veículos por ano e gerar até 9 mil empregos altamente qualificados.

A Comexport, âncora do projeto e maior empresa brasileira de comércio exterior e supply chain, traz ainda sua experiência com marcas globais que já atuam no País, como Mercedes-Benz, Porsche, Volvo, Toyota, Honda, BYD, GWM, Volkswagen, Renault, Ford, Higer e Chery, além da própria General Motors.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business